Bula para paciente dinavital

DINAVITAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DINAVITAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DINAVITAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Dinavital® C consiste na associação do aspartato de arginina e do ácido ascórbico (vitamina C). A arginina é um aminoácido, substância formadora das proteínas. Além de fazer parte das proteínas, a arginina atua em vários mecanismos importantes do organismo, incluindo divisão celular, cicatrização de feridas, remoção de amônia do corpo, no sistema imunológico e na produção de hormônios. A vitamina C é utilizada em várias reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, proteína que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usada na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome Dinavital® C se você sofre de cálculos renais ou de doença grave dos rins ou ainda se você possui alergia à arginina ou a qualquer um dos excipientes da fórmula.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Advertências e precauções
Você não deve tomar doses altas de medicamentos contendo vitamina C caso sofra de doenças associadas à retenção de ferro. Não devem tomar este medicamento pacientes com determinadas doenças metabólicas raras. Se você encontra-se em dieta com restrição de sódio ou de açúcar, deve considerar que cada comprimido efervescente de Dinavital® C contém 0,4315 g de sacarose e 0,1718 g de sódio. A vitamina C pode interferir com os resultados de alguns exames de laboratório (glicemia, glicosúria, transaminases, desidrogenase, bilirrubina, pesquisa de sangue oculto nas fezes). É necessário interromper o uso de Dinavital® C antes desses exames.

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Gravidez e amamentação
Não são conhecidos efeitos adversos da utilização de Dinavital® C durante a gravidez e a amamentação. Se você está grávida ou amamentando, não tome doses altas, pois a vitamina C atravessa a placenta e é excretada no leite materno.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Interações com alimentos, bebidas e outros medicamentos
Alimentos não interferem com os efeitos do Dinavital® C. Evitar tomar o produto juntamente com bebidas alcoólicas. O uso simultâneo de Dinavital® C com determinados medicamentos (barbitúricos, salicilatos) pode causar um aumento nas necessidades diárias de vitamina C. Dinavital® C, se tomado junto com medicamentos à base de substância desferroxamina, pode potencializar os efeitos tóxicos do ferro no organismo.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Direção de veículos e operação de máquinas
Você pode dirigir e lidar com máquinas normalmente durante tratamento com Dinavital® C.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve conservar Dinavital® C em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da umidade. Manter o tubo sempre bem fechado.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Os comprimidos de Dinavital® C são redondos, brancos a levemente rosados, com superfícies planas e lisas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Dissolver o comprimido efervescente em meio copo de água e beber imediatamente após o término da dissolução.

Posologia
Adultos: a dose recomendada é de 1 comprimido efervescente ao dia. Crianças: com peso de 40 kg ou mais podem fazer uso de 1 comprimido ao dia. Podem ser utilizadas doses maiores, se o médico recomendar.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Dinavital® C pode ser tomado por crianças e idosos. Nos pacientes com insuficiência renal grave ou que façam hemodiálise, a dose aconselhável de vitamina C não deve ser maior que 100 mg ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Tome a dose assim que se lembrar, mas não tome uma dose dobrada para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Como todos os medicamentos, Dinavital® C pode causar algumas reações desagradáveis; no entanto, estas não ocorrem em todas as pessoas. As reações adversas são geralmente pouco frequentes e de pequena intensidade: azia, diarreia, enjoo, vômitos e aumento do volume urinário. Em pessoas predispostas, o uso de altas doses de medicamentos contendo vitamina C pode ocasionar cálculos urinários.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não existem relatos de intoxicações com doses excessivas de vitamina C e aspartato de arginina. Em caso de reações adversas intensas e/ou persistentes, suspender o uso do produto e consultar um médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
Para abrir os tubos de Dinavital® C, force o lacre para baixo e, depois, empurre a tampa para cima.