Bula para paciente diovan

DIOVAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIOVAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIOVAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: DIOVAN é utilizado para os tratamentos de
pressão alta, insuficiência cardíaca e pós-infarto do miocárdio em pacientes recebendo terapêutica usual.
Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).
Proteger da umidade.
Prazo de validade: A data de validade está impressa no cartucho. Não utilize o
produto após a data de validade.
Gravidez e lactação: Informe imediatamente ao seu médico sobre a ocorrência de
gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao seu médico se estiver amamentando.
Cuidados de administração: DIOVAN deve ser ingerido de preferência pela manhã com o auxílio de um líquido, com ou sem alimentos. Se você se esquecer de tomar uma dose, retorne ao seu esquema de tratamento. Não tome a dose dobrada (dois comprimidos de uma única vez). Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Reações adversas: DIOVAN pode causar reações indesejáveis (veja “Reações Adversas” em INFORMAÇÕES TÉCNICAS). Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias:
Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento, especialmente medicamentos para pressão alta, principalmente diuréticos poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos do sal que contenham potássio, lítio, antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs), ritonavir e agentes bloqueadores de RAAS..
Contra-indicações e precauções: Este medicamento é contra-indicado a pacientes alérgicos a valsartana ou a qualquer outro componente da formulação. Seu uso é também contra-indicado durante a gravidez e a amamentação. Informe ao seu médico se tiver doença dos rins ou do fígado ou qualquer outra doença.
Habilidade de dirigir e/ou operar máquinas: O paciente deve estar atento sobre suas reações quando dirigir veículos e/ou operar máquinas ou realizar outras tarefas que exijam atenção, pois, como muitos outros medicamentos usados no tratamento da pressão alta, DIOVAN pode afetar a capacidade de concentração.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER
PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.