Reações adversas diupress

DIUPRESS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIUPRESS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIUPRESS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Um estudo de avaliação da eficácia e tolerabilidade do Diupress® (clortalidona + cloridrato de amilorida) comparado com a clortalidona, em monoterapia não mostrou diferença na incidência de eventos adversos, entre as duas terapias (1). A incidência de eventos adversos foi pouco expressiva. Os principais eventos adversos que ocorreram com frequência ≥2%, durante o tratamento com Diupress® (clortalidona + cloridrato de amilorida), foram: cefaleia, letargia, tontura e náuseas.
Nesse mesmo estudo, os valores médios de potássio plasmático no basal apresentavam-se similares, ao redor de 4,2 mEq/L, nos dois grupos de tratamento. Diupress® (clortalidona + cloridrato de amilorida) proporcionou queda menos importante nesse íon ( % -1,9) da 6ª e 12ª semanas de tratamento, em relação aos valores observados com a clortalidona, em monoterapia, cujos valores médio chegaram a aproximadamente 3,9 mEq/L ( % -7,1) (1).

Os eventos adversos relatados na literatura são apresentados em ordem de frequência decrescente a seguir:
Comuns, > 1/100 e < 1/10 (> 1% e < 10%):
Dermatológico: fotosensibilidade.
Sistema nervoso central: cefaleia, fadiga, tontura.
Endócrino e metabolismo: depleção de volume, hiponatremia, ginecomastia.
Gastrointestinal: Anorexia, náusea, diarreia (alteração do hábito intestinal), vômito, dor abdominal, flatulência, constipação.
Genitourinário: impotência. Muscular: cãibras. Respiratório: tosse e dispneia.

Incomuns, > 1/1.000 e < 1/100 (> 0,1% e < 1%):
Agranulocitose, anemia aplástica, púrpura, trombocitopenia secundária, arritmias, dispneia, dor precordial, hipotensão ortostática, taquicardia, vasculopatia necrotizante, vasculite limitada à pele, colecistite, disúria, icterícia, pancreatite, vômito, poliúria, gota, hipercalcemia, diabetes mellitus, hiponatremia, eritema e outras erupções cutâneas, alopécia, urticária, parestesia cutânea, aumento da pressão intraocular.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.