Bula para paciente dobutrex

DOBUTREX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DOBUTREX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DOBUTREX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
A dobutamina age diretamente no coração, aumentando a sua força de contração.
QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DESTE MEDICAMENTO?
A dobutamina é indicada para aumentar a força de contração do coração na insuficiência cardíaca aguda.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser usado por pacientes que apresentam estenose subaórtica hipertrófica idiopática, feocromocitoma, arritmias cardíacas ou reações alérgicas à dobutamina.
“Não há contra-indicação relativa a faixas etárias”. “Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis”. “Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento”. “Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde”. “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica”. COMO USAR ESTE MEDICAMENTO?
DOBUTREX® é para uso injetável e, portanto, deve ser administrado em serviços profissionais autorizados.
“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”. “Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico”. “Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento”.
QUAIS AS PRINCIPAIS REAÇÕES ADVERSAS QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR? Ansiedade; aumento dos batimentos do coração; diminuição do potássio no sangue; dor no peito; dor de cabeça; inflamação da veia; náusea; palpitação; reação no local da aplicação do medicamento; respiração difícil.
O QUE FAZER SE ALGUÉM UTILIZAR UMA DOSE EXCESSIVA?
Ao utilizar uma dose excessiva, o paciente pode apresentar: falta de apetite, náusea, vômitos, tremor, ansiedade, palpitações, dor de cabeça, respiração difícil, dor no peito. Nesses casos deve-se procurar um Hospital ou Centro de Controle de Intoxicações. Ver item SUPERDOSAGEM.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento antes de aberto deve ser armazenado na embalagem original em temperatura ambiente (15° a 30° C). “Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças”.