Posologia de dornot

DORNOT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DORNOT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DORNOT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



DORNOT somente deve ser utilizado sob rigoroso controle, pois pode provocar dependência física. A interrupção brusca do uso de DORNOT pode desencadear síndrome de abstinência, nos casos de uso prolongado.
DORNOT é administrado principalmente por via intramuscular, mas também pode ser administrada por via subcutânea ou endovenosa.
A dose única preconizada para adultos é:
-via intramuscular e subcutânea: 25 a 150 mg;
-via endovenosa: 25 a 100 mg.
Em emergências, por exemplo, rápido alívio de cólicas agudas ou outra dor grave, 25-50 mg (em pacientes fortes: 50-100 mg) são administrados por injeção endovenosa lenta (1 a 2 minutos), preferencialmente com 10 mL de solução fisiológica ou glicosada 10 %. Se o paciente estiver em condição física precária, com dor tão severa que torna a via endovenosa desejável, é melhor administrar até 50 mg DORNOT diluído com glicose ou solução salina por injeção endovenosa e o restante da ampola via intramuscular.
Esta posologia poderá ser repetida a critério, desde que se observe um intervalo não inferior a 3 a 4 h em relação à primeira administração. Como precaução não deve ser ultrapassada a dose diária de 500 mg.
A dose deve ser ajustada de acordo com a gravidade da dor e a resposta do paciente.
Injeções endovenosas devem ser administradas vagarosamente, preferencialmente em uma solução diluída a fim de reduzir o risco de reações adversas respiratórias ou cardiovasculares severas.
Injeções intramusculares de petidina devem ser administradas dentro de músculos grandes.

Fármacos utilizados, como medida de emergência em caso de choque anafilático
Imediatamente, epinefrina e.v.: diluir 1 mL de solução de epinefrina comercialmente disponível 1:1.000 para 10 mL. Primeiramente, aplicar lentamente 1 mL desta diluição (equivalente a 0,1 mg de epinefrina) enquanto se monitora a pulsação e a pressão sanguínea (observar as oscilações do ritmo cardíaco). Repetir se necessário.
Posteriormente, glicocorticoides e.v.: por exemplo, 250-1.000 mg de metilprednisolona. Repetir se necessário.
As recomendações de dosagem se referem a adultos com peso normal.
Na sequência, substituição do volume e.v.: por exemplo, expansores plasmáticos, albumina humana e solução eletrolítica equilibrada. Outras medidas terapêuticas: por exemplo, respiração artificial, inalação de oxigênio, anti-histamínicos.
Não há estudos dos efeitos de DORNOT administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via endovenosa, intramuscular ou subcutânea.

Populações especiais
Em pacientes com disfunção hepática ou renal, a ação de DORNOT pode ser prolongada ou potencializada. Nestes casos a dose deve ser reduzida e/ou o intervalo entre as doses aumentado.

Pacientes pediátricos
A segurança e a eficácia de petidina em pacientes pediátricos não foram estabelecidas.

Pacientes Idosos
A dose diária de petidina deve ser reduzida nesses pacientes.