Posologia de doxiciclina comprimido revestido

DOXICICLINA COMPRIMIDO REVESTIDO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DOXICICLINA COMPRIMIDO REVESTIDO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DOXICICLINA COMPRIMIDO REVESTIDO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A dose usual e frequência da administração de cloridrato de doxiciclina diferem da maioria das tetraciclinas. Doses maiores que as recomendadas podem resultar em um aumento da frequência de reações adversas. O tratamento deve continuar por pelo menos 24 a 48 horas após o desaparecimento dos sintomas e febre. Quando utilizada em infecções causadas por bactérias da espécie estreptococo, o tratamento deve ser mantido durante 10 dias para prevenir o desenvolvimento de febre reumática (doença que acomete as válvulas do coração) e glomerulonefrite (doença do glomérulo renal, parte dos rins que filtra o sangue).
Uso em crianças com idade acima de 8 anos: Posologia (dose e frequência) recomendada para crianças pesando até 45 kg é de 4,4 mg/kg de peso corpóreo no primeiro dia de tratamento, administrados como dose única diária, ou em 2 doses (a cada 12 horas), seguida por uma dose de manutenção de 2,2 mg/kg de peso corpóreo, em dose única diária ou dividida em 2 doses (a cada 12 horas), nos dias seguintes. Em infecções mais graves doses de manutenção de até 4,4 mg/kg de peso corpóreo podem ser utilizadas. Para crianças pesando mais de 45 kg deverá ser utilizada a dose usual recomendada para adultos.
Uso em Pacientes com Insuficiência Renal Doses normalmente recomendadas podem ser utilizadas por pacientes com insuficiência renal.
Uso em Adultos A dose usual de cloridrato de doxiciclina em adultos é de 200 mg no primeiro dia de tratamento (administradas em dose única ou em 2 doses de 100 mg a cada 12 horas), seguidos de uma dose de manutenção de 100 mg/dia (administrados em dose única ou em 2 doses de 50 mg a cada 12 horas), nos dias seguintes. No controle de infecções mais graves (particularmente as infecções crônicas do trato urinário), deverão ser administradas doses diárias de 200 mg durante todo o período de tratamento.
Febres recorrentes transmitidas pelo piolho e pelo carrapato e tifo transmitido por piolho: O tifo transmitido pelo piolho e a febre recorrente transmitida pelo piolho foram tratadas com sucesso utilizando-se dose oral única de 100 mg de cloridrato de doxiciclina. E como uma alternativa para reduzir o risco de persistência ou recorrência da febre recorrente transmitida pelo carrapato, recomenda-se uma dose oral de 100 mg de doxiciclina, a cada 12 horas durante 7 dias.
Estágios iniciais da doença de Lyme (estágio 1 e 2): Doses orais de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 14 a 30 dias, de acordo com os sinais clínicos, sintomas e resposta do paciente.
Infecções Uretrais (no canal da uretra), Endocervicais (em uma região do colo do útero) ou Retais não Complicadas em Adultos, causadas por Chlamydia trachomatis: Doses orais de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas, durante 7 dias.
Orquiepididimite (infecção nos testículos e epidídimo – órgão anexo ao testículo que armazena espermatozoides) Aguda, causada por C. trachomatis ou N. gonorrhoeae:
Dose única de 250 mg de ceftriaxona intramuscular ou outra cefalosporina apropriada em dose única, mais dose oral de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 10 dias.
Uretrite (infecção na uretra) não Gonocócica, causada por Chlamydia trachomatis ou (micoplasma-T): Dose oral de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 7 dias.
Linfogranuloma venéreo (infecção sexualmente transmissível dos gânglios linfáticos da região inguinal, também conhecida como virilha) causado por Chlamydia trachomatis: Dose oral de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por no mínimo 21 dias.
Infecções Gonocócicas não complicadas do cervix (colo uterino), reto e uretra onde os gonococos permanecem totalmente sensíveis: Dose oral de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 7 dias. É recomendado um tratamento concomitante com uma cefalosporina ou quinolona apropriada, como descrito a seguir: dose oral única de 400 mg de cefixima ou dose única de 125 mg de ceftriaxona por via intramuscular ou dose única oral de 500 mg de ciprofloxacino ou dose única oral de 400 mg de ofloxacino.
Infecções Gonocócicas (causadas pela bactéria Neisseria gonorrhoeae ou gonococo) não complicadas da faringe, onde os gonococos permanecem totalmente sensíveis: Doses orais de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 7 dias. É recomendado um tratamento concomitante com uma cefalosporina ou quinolona apropriada, como descrito a seguir: 125 mg de ceftriaxona em dose única por via intramuscular ou dose oral única de 500 mg de ciprofloxacino ou dose única oral de 400 mg de ofloxacino.
Sífilis (infecção causada pelo T. Pallidumi, sexualmente transmissível) Primária e Secundária: Pacientes não-grávidas, alérgicas a penicilina, com sífilis primária ou secundária, podem ser tratadas pelo seguinte regime posológico: como uma alternativa à terapia com penicilina, dose oral de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 2 semanas.
Sífilis (infecção causada pelo T. Pallidumi, sexualmente transmissível) no estágio terciário ou latente: Pacientes não-grávidas alérgicas a penicilina com sífilis terciário ou latente, podem ser tratadas com o seguinte regime posológico: dose oral de 100 mg de cloridrato de doxiciclina a cada 12 horas por 2 semanas, como uma alternativa a terapia com penicilina quando a duração do tratamento é conhecida e for menor que um ano. Caso contrário, a cloridrato de doxiciclina deve ser administrada por 4 semanas. Doença Inflamatória Pélvica Aguda: Pacientes Internados: a dose oral de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas, mais 2 g de cefoxitina intravenosa, a cada 6 horas ou 2 g de cefotetana intravenosa, a cada 12 horas por no mínimo 4 dias e ao menos 24 a 48 horas após a melhora do paciente. Deve-se então continuar com 100 mg de cloridrato de doxiciclina via oral a cada 12 horas até completar o total de 14 dias de tratamento. Pacientes Ambulatoriais: dose oral de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 14 dias como auxiliar na terapia com uma dose única de 250 mg de ceftriaxona intramuscular, ou cefoxitina 2 g intramuscular, concomitantemente com dose única oral de 1 g de probenecida, ou qualquer outra cefalosporina de terceira geração por via parenteral (ceftizoxima ou cefotaxima).
Acne vulgaris: Dose única diária de 100 mg de cloridrato de doxiciclina por até 12 semanas.
Tratamento de Malária falciparum resistente à cloroquina: Dose oral diária de 200 mg de cloridrato de doxiciclina, por um mínimo de 7 dias. Devido à potencial gravidade da infecção deve- se sempre associar um esquizonticida (medicação contra a malária) de ação rápida como o quinino à cloridrato de doxiciclina. A dose recomendada de quinino varia de acordo com a área geográfica.
Prevenção de Malária: Dose diária de 100 mg de cloridrato de doxiciclina para adultos. Para crianças acima de 8 anos, dose diária de 2 mg/kg até a dose recomendada para adultos. A prevenção pode começar de 1 a 2 dias antes da viagem para uma área endêmica (local onde a doença é frequente e comum), e deve continuar durante a viagem. Após o viajante deixar a área, a prevenção deve ser mantida nas 4 semanas seguintes.
Tratamento e Prevenção Seletiva de Cólera em Adultos: O cloridrato de doxiciclina deve ser administrado em dose única de 300 mg.
Prevenção do Tifo tsutsugamushi: O cloridrato de doxiciclina deve ser administrado em dose única oral de 200 mg.
Prevenção da Diarreia de Viajantes em Adultos: Dose de 200 mg de cloridrato de doxiciclina no primeiro dia de viagem (administrados em dose única, ou 100 mg a cada 12 horas), seguida de 100 mg diários durante a permanência na área. Não existem dados disponíveis sobre o uso preventivo do fármaco por períodos maiores que 21 dias.
Prevenção da Leptospirose: Dose oral, semanal de 200 mg de cloridrato de doxiciclina durante todo o período de permanência na área endêmica ou epidêmica (local onde está acontecendo um surto ou epidemia da doença), e 200 mg no final da viagem. Não existem dados disponíveis sobre o uso preventivo do fármaco por períodos maiores que 21 dias.
Tratamento da Leptospirose: O cloridrato de doxiciclina deve ser administrada em dose oral de 100 mg, a cada 12 horas por 7 dias.
Carbúnculo (antraz maligno) adquirido por inalação: Adultos: Dose de 100 mg de cloridrato de doxiciclina, a cada 12 horas por 60 dias. Crianças pesando menos de 45 kg: 2,2 mg de cloridrato de doxiciclina por kg de peso corpóreo, a cada 12 horas por 60 dias. Crianças pesando 45 kg ou mais: devem receber a mesma dose indicada para adultos.
– Instruções no esquecimento da dose
Caso se esqueça de tomar cloridrato de doxiciclina no horário estabelecido pelo seu médico, tome-a assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome uma dose em dobro para compensar doses esquecidas. O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.