Resultados de eficácia drenison

DRENISON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DRENISON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DRENISON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Creme e Pomada

Os autores (Pereira LC e cols., 1981) realizaram um ensaio terapêutico, em 50 crianças portadoras de enfermidades cutâneas, com os compostos químicos, amcinonide a 0,025% e fluorandrenolida a 0,0125%, em forma de creme. A duração média do ensaio foi de 111,08 dias, o tempo de tratamento foi de 14 dias, os critérios de avaliação foram clínicos, e a análise estatística foi realizado pelo teste T de “Student”. Foi demonstrada a eficácia terapêutica de ambos os medicamentos, concluindo-se que o amcinonide a 0,025% é um fármaco, recomendável para uso pediátrico, com um mínimo de efeitos colaterais.
Feher PJ e cols., compararam o efeito da fludoxicortida 0,05% creme com hidrocortisona 1% em 35 pacientes com dermatite atópica. A eficácia da fludoxicortida foi superior a hidrocortisona em 23 pacientes e similar em 12 casos. Em uma avaliação paralela, fludroxicortida 0,0125% foi comparada a hidrocortisona 1%, apresentando resultados similares. Os autores concluíram que a eficácia terapêutica da fludroxicortida em pequenas quantidades é economicamente mais vantajosa.
Fox MJ, em 1962, usando fludroxicortida 0,05% em vários tipos de dermatoses, sob forma de pomada, creme e loção, em 92 pacientes com idades variando entre 3 meses e 82 anos, concluiu que o produto foi eficaz em 89% dos pacientes com ausência de efeitos colaterais.
Appell HS e cols., em 1962, usando fludroxicortida na forma de pomada, creme e loção a 0,05% em 587 pacientes com vários tipos de dermatoses, demonstraram 93% de resultados bons a excelentes, quando se tratava de dermatite de contato, dermatite atópica, dermatite seborreica e eczema numular. No mesmo estudo, os autores salientaram que nos casos agudos a forma em loção demonstrou mais eficácia que as demais apresentações.

Referências bibliográficas
1- Pereira LC, Et al. ESTUDO COMPARATIVO ABERTO ENTRE FLUORANDRENOLIDA A 0,0125% E AMCINONIDE A 0,0250/0 EM DERMOPATIAS INFANTIS. F méd (BR), 83(3): 357-359, 1981
2- Feher PJ et al. Topical Application of Flurandrenolone In the Treatment of Atopic Dermatitis. Canad. Med. Ass. J . . July 13,1963, vol. 89: 82-3.
3- Appell HS, et al. Clinical evaluation of flurandrenolone in dermatological Office practice. Conneticut Medicine. 1962;26(10):579-80.
4- Fox JM. Flurandrenolone – A new topical steroid. J Indiana State Medical Assn.192;55(8):1162-4.
___________________________________________________________________________

Oclusivo

Bopp e cols (1984) realizaram avaliação clínica com 34 pacientes, com diagnóstico de neurodermite, psoriase, liquen amiloide, eczema de estase, eczema seborreico, eczema numular, disidrose, prurigo nodular e liquen córneo hipertrófico, submetidos à terapêutica oclusiva com a fita plástica impregnada de fluodroxicortida.
Os resultados finais constituíram-se em excelentes e bons num total de 25 casos (73,5%) com uma melhora parcial em oito casos e inalterado em um caso, não havendo piora clínica. A segurança e comodidade do preparado, demonstrada pelo baixo índice de efeitos adversos, levando-se a concluir que a fludroxicortida em fita plástica adesiva constitui excelente e prático recurso terapêutico nas dermatoses que respondem ao uso dos corticoides tópicos oclusivos.
Minelli L avaliou clinicamente 38 pacientes portadores de dermatites na fase crônica, isto é, secas, empregando tratamento oclusivo, e para tal utilizou uma preparação já pronta de fludroxicortida impregnada em fita plástica transparente e impermeável (Drenison Oclusivo) em forma de curativos oclusivos, obtendo em prazos variáveis de duas a seis semanas, de acordo com o tipo e gravidade da patologia tratada, os seguintes resultados: excelentes em 21 pacientes (55,26%), bons em nove pacientes (23,68%), regulares em três pacientes (7,90%), nulos em três pacientes (7,90%) e piorados em dois pacientes (5,26%). Considerando-se a soma dos resultados excelentes e bons, obteve uma alta porcentagem de eficácia de 78,94%, considerada como muito satisfatória. Cabe salientar a segurança, comodidade e aceitação dos pacientes, o que demonstra ser esta preparação extremamente útil quando for necessário o tratamento oclusivo em dermatoses que respondem a corticoterapia tópica.
Em estudo clínico realizado por Krueger GG e cols, a fita oclusiva contendo fludroxicortida (uma vez ao dia) foi comparada a pomada contendo diflarosona 0,05%
(duas vezes ao dia) no tratamento de psoríase em 30 pacientes. A fita oclusiva contendo fludroxicortida melhorou significativamente o eritema, além de levar o tratamento ao sucesso em todos os casos, quando comparado ao grupo que utilizou a pomada. Os autores concluíram que a fita oclusiva contendo fludroxicortida é superior ao tratamento com diflarasona.

Referências bibliográficas
1- BOPP C, BUSKO MG & BARROSO MFM – Observação clínica do uso da fita plástica com fluorandrenolida em curativos. oclusivos. F méd (BR), 88(5): 289-290, 1984.
2- MINELLI L – Tratamento de dermatites com fluorandrenolida impregnada em fitas oclusivas. F méd (BR), 88(3): 123-124, 1984.
3- Krueger GG, et al. Comparative efficacy of once-daily flurandrenolide tape versus twice-daily diflorasone diacetate ointment in the treatment of psoriasis. J AmAcad DermatoI1998;38:186-90.