Advertências drenison oclusivo

DRENISON OCLUSIVO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DRENISON OCLUSIVO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DRENISON OCLUSIVO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Gerais – A absorção sistêmica de corticosteroides tópicos tem causado supressão reversível do eixo hipotálamo – hipófise – suprarrenal, manifestações da Síndrome de Cushing, hiperglicemia e glicosúria em alguns pacientes.
As condições que aumentam a absorção sistêmica são: aplicação de esteróides mais potentes, uso sobre áreas mais extensas, uso prolongado e uso de curativos oclusivos. Portanto, os pacientes que esteja recebendo altas doses de um estróide tópico, aplicado a u a área extensa ou sob curativo oclusivo, deverão ser avaliados periodica ente quanto à evidência d supressão deixo hipotálamo – hipófise – suprarrenal, através de testes de cortisol livre na urina e de estimulação por ACTH. Se a supressão o eixo for notada, deve-se tentar suspender a droga, reduzir a frequência de aplicação ou substituir por um esteroide menos potente. A recuperação da função do eixo hipotálamo – hipófise –suprarrenal é geral mente imediata e total com a interrupção da droga. Raramente podem ocorrer sinais e sintomas de abstinência do esteróide que necessite de suplementação de corticosteroides por via sistêmica.
Pacientes pediátricos podem absorver proporcionalmente maiores quantidades de corticosteroides tópicos e, desta forma, ser mais susceptíveis à toxicidade sistêmica (ver “Pediatra”).
Se ocorrer irritação, o uso de corticosteroides tópicos deve ser interrompido e a terapia apropriada deverá ser instituída.
Na presença de infecções dermatológicas, o uso de um agente antifúngico ou antibacteriano adequado deve ser instituído. Se uma resposta favorável não ocorrer imediatamente, Drenison® deve ser descontinuado até que a infecção seja adequadamente controlada.
Os pacientes recebendo corticosteroides tópicos devem receber as seguintes informações e instruções:
1.Este medicamento deve ser usado de acordo com a orientação médica. É apenas para uso externo. Evita r contato com os olhos.
2.Os pacientes devem ser alertados para não utilizar este medicamento para qualquer outra dermatose além da qual ele foi prescrito.
3.A área tratada não deve ser enfaixada ou de qualquer outra forma coberta a não ser que o paciente seja diretamente orienta do pelo médico para fazê-lo.
4.Os pacientes devem relatar qualquer sinal de reação adversa local, especialmente se estiverem utilizando curativo oclusivo.
Os seguintes testes podem ser úteis para avaliar a supressão do eixo hipotálamo – hipófise –suprarrenal: cortisol livre na urina, estimulação por ACTH.

Carcinogênese, mutagênese e danos à fertilidade: não foram realizados estudos em animais de longo prazo para avaliar o potencial carcinogênico ou o efeito na fertilidade do uso de corticosteroides tópicos. Estudos para deter minar a mutagenicidade com a prednisolona e hidrocortisona revelaram resultados negativos.

Gravidez – Categoria B- Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Os corticosteroides são geralmente teratogênicos em animais de laboratório quando administrados sistemicamente em doses relativamente baixas. Os corticosteroides mais potentes têm demonstrado serem teratogênicos após aplicação tópica em animais de laboratório. Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas sobre os efeitos teratogênicos de corticosteroides aplicados topicamente. Portanto, os corticosteroides tópicos devem ser usados durante a gravidez somente se os possíveis benefícios justificarem os riscos potenciais para o feto. As drogas desta classe não devem ser usadas extensivamente o u em grandes quantidades ou por períodos de tempo prolongados em pacientes grávidas.

Lactação – Não se sabe se a administração tópica de corticosteroides pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno. Os corticosteroides administrado sistemicamente são excretados no leite materno em quantidades provavelmente não suficientes para ter um efeito deletério sobre a criança. No entanto, deve-se ter cuidado quando corticosteroides tópicos são administrados a mulheres que estão amamentando.

Pediatria – Crianças podem absorver proporcionalmente maiores quantidades de corticosteroides tópicos, tornando-se assim mais sensíveis. Pacientes pediátricos podem demonstrar mais sensibilidade às alterações hormonais e à Síndrome de Cushing induzidas por corticosteroides tópicos do que pacientes adultos. A administração de corticosteroides tópicos a crianças deve ser limitada a menor quantidade possível para um tratamento eficaz. O tratamento a longo prazo com corticosteroides p ode interferir no crescimento e desenvolvimento das crianças
Pacientes pediátricos podem apresentar maior susceptibilidade à supressão do eixo hipotálamo – hipófise
– suprarrenal e Síndrome de Cushing do que pacientes adultos devido à maior razão entre a superfície corporal e o peso corporal. Supressão do eixo hipotálamo – hipófise – suprarrenal e Síndrome de Cushing e hipertensão intracraniana fora relatadas em crianças que estavam recebendo corticosteroides tópicos. As manifestações d e supressão da suprarrenal nas crianças incluem retardo no crescimento linear, demora no ganho de peso, níveis baixos de cortisol no plasma e ausência de resposta à estimulação por AC H. As manifestações de hipertensão intracraniana incluem abaulamento da fontanela, dor de cabeça e papildema bilateral.
A administração de corticosteroides tópicos a pacientes pediátricos deve ser limitada a menor quantidade compatível com um regime terapêutico eficaz. A terapia crônica com corticosteroides pode interferir no crescimento e no desenvolvimento das crianças.
Os pais de pacientes pediátrico s devem ser orientados a não usar fraldas apertadas ou calças plásticas nos pacientes tratados na área coberta pela fralda, uma vez que tanto a fralda como a calça plástica funciona como curativos oclusivos.

Geriatria (idosos) – Apesar de estudos adequados com corticosteroides tópicos não terem sido realizados com população geriátrica, não se espera que ocorram problemas específicos que limite m a utilidade dos corticosteroides tópicos em idosos. Entretanto, pacientes idosos podem ser mais propensos a apresentarem atrofia da pele em decorrência da idade. Púrpura e lacerações da pele que podem levantar a pele e tecidos subcutâneos a partir da fáscia podem ocorrer mais facilmente com o uso de corticosteroides tópicos em pacientes geriátricos. Por causa disso, os corticosteroides devem ser usado s raramente, por períodos breves, ou sob supervisão médica restrita em pacintes com evidência de atrofia de pele pré-existente.

Principais interações com alimentos: Não há relatos de interação de alimentos com Drenison® oclusivo Principais interações com testes laboratoriais: A contagem de eosinófilos totais pode estar diminuída se a concentração d e cortisol plasmático estiverem reduzidos. Devido à atividade hiperglicêmica intrínseca dos corticosteroides, as concentrações de glicose do sangue e da urina podem estar aumentadas caso haja uma absorção significativa do corticosteroide.
A função do eixo hipotalâmico – pituitária – adrenal avalia do por: hormônio adreno corticotrópico, cortisol do sangue, cortisol da urina de 24 horas, 17-hidrox corticosterides da urina, pode estar diminuído caso haja uma absorção significativa do corticosteroide, especialmente em crianças.