Características farmacológicas drenison oclusivo

DRENISON OCLUSIVO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DRENISON OCLUSIVO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DRENISON OCLUSIVO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Drenison® Oclusivo é uma fita lástica cirúrgica, transparente, impermeável à umidade e direcionada para uso tópico. Cada cm2 contém 4 mcg de fludroxicortida uniformemente distribuídos na camada adesiva. A fita é feita com uma película fina de polietileno fosco, ligeira mente elástica e altamente flexível. O adesivo é um copolíero sintético de éster de acrilato e ácido acrílico que é livre de substâncias de origem vegetal. A face adesiva é sensível à pressão e é recoberta com papel protetor para permitir manejo e portes antes de aplicação.
Drenison® Oclusivo contém flu droxicortida, um corticoesteroide eficaz principalmente por sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. Corticostero ides apresentam múltiplos mecanismos de ação. Os efeitos anti-inflamatórios resultam d a diminuição da formação, liberação e atividade de media dores inflam atórios (cinins, histaminas, enzimas lipossomas, pro taglandinas e leucotrienos), reduzindo as manifestações iniciais do processo inflamatório. Corticosteroides promovem ação vasoconstritora pela reversão da dilatação e aumento da permeabilidade vascular, diminuindo o extra casamento sérico, edema e desconforto. As propriedades imunossupressoras diminuem a resposta às reações de hipersensibilidade imediatas e tardias. Adicionalmente, o acesso à sensibilização dos linfócitos T e macrófagos pelas células alvo pode também ser prevenido pelos corticosteroides. O efeito antiproliferativo reduz a hiperplesia tissular, característica a psoríase.
A fita serve tanto como veículo quanto como curativo oclusivo. A retenção da perspiração imperceptível pela fita resulta na hidratação do estrato córneo e melhora d a difusão da medicação. A pele é protegida de traumas físicos, dessecação e irrtação química. A fita age como um protetor mecânico para a pele fissurada. Sua ação é duradoura, pois evita a remoção da medicação por lavagem ou pela fricção exercida por roupas.
A extensão da absorção percutânea dos corticosteroides tópicos é determinada por vários fatores, incluindo o veículo, a integridade da barreira epidérmica e o uso de curativos oclusivos.
Os corticosteroides tópicos podem ser absorvidos pela pele normal intacta. Inflamação e/ou outra dermatose aumenta m a absorção percutânea. Os curativos oclusivos aumentam substancialmente a absorção dos corticosteroides tópicos. Desta forma, os curativos oclusivos podem ser de valiosa ajuda terapêutica no tratamento de dermatoses resistentes.
Uma vez absorvido através da pele, os corticosteroides tópicos agem da mesma maneira que os administrados sistemicamente. Os corticosteroides ligam-se às proteínas plasmáticas em vários graus. São metabolizados inicialmente no fígado e então excretados pelos rins. Alguns corticosteroides tópicos e seus metabólitos são também excretados na bile.