Advertências duofilm

DUOFILM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DUOFILM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DUOFILM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Duofilm® pode causar irritação nos olhos. Evite contato com os olhos e outras membranas mucosas. No caso de contato acidental com os olhos ou outras membranas mucosas, lavar com água por 15 minutos. Evite aplicar Duofilm® na pele sadia, pois pode causar irritação da pele. Caso ocorra irritação indevida o tratamento deve ser interrompido.
Caso a verruga ocupe uma larga área do corpo (mais de 5cm2), considerar tratamento alternativo devido ao risco potencial de toxicidade de salicilato.
O produto não deve ser aplicado em grandes áreas do corpo, durante longos períodos de tempo e evite a oclusão de extensas áreas cutâneas, devido à possibilidade de grande absorção do ácido salicílico, principalmente em crianças, resultando em toxicidade sistêmica neurológica e gastrointestinal.
Sua aplicação contínua, mesmo em pequenas áreas da pele, pode causar dermatite, erosão cutânea e ulceração.
Solução de ácido salicílico e ácido láctico não é recomendada em pacientes com diabetes, problemas circulatórios ou neuropatia periférica, exceto sobre a supervisão de um médico.
Salicilatos orais utilizados durante ou imediatamente após uma doença viral têm sido associados com síndrome de Reye e, portanto, há um risco teórico quando salicilatos tópicos são utilizados. Sendo assim, o uso não é recomendado em crianças ou adolescentes, durante ou imediatamente após da varicela, da gripe, ou outras infecções virais.
Os pacientes devem ser advertidos para não inalar o vapor do produto.

Gravidez e lactação Gravidez
A segurança da solução de ácido salicílico e ácido láctico durante a gravidez não foi estabelecida. Estudos em animais com ácido salicílico oral demonstrou embriotoxicidade em doses altas. Solução de ácido salicílico e ácido láctico não é recomendada durante a gravidez.
Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião‐dentista.

Lactação
Existem relatos de que os salicilatos são excretados através do leite materno. Solução de ácido salicílico e ácido láctico não é recomendada durante a lactação.
Em caso de utilização durante a lactação, tome cuidado para que o produto não entre em contato com a área do peito de forma a evitar ingestão acidental pelo bebe.

Capacidade de realizar tarefas que requeiram julgamento e habilidades cognitivas ou motoras
Nenhum efeito é esperado com base no perfil das reações adversas do produto.

Crianças
Não é recomendado o uso em crianças menores de 2 anos.

Idosos
Não foram realizados, até o momento, estudos apropriados sobre os efeitos do ácido salicílico na população geriátrica. Entretanto, como doenças vasculares periféricas podem estar presentes em pacientes idosos, existe uma maior probabilidade do desenvolvimento de inflamações agudas ou ulcerações nas extremidades, quando estes são tratados com medicamentos à base de ácido salicílico.
Duofilm® é altamente inflamável e deve ser mantido longe do fogo ou de chamas. Evitar fumar ou estar perto de uma chama aberta durante a aplicação e imediatamente após a utilização.

Carcinogênese e mutagênese
Nenhum estudo de carcinogenicidade ou genotoxicidade foi realizado com solução de ácido salicílico (16,7%) e ácido láctico (16,7%). Os dados disponíveis sobre os ingredientes individualmente encontram‐se detalhadas abaixo.

Carcinogênese
Estudos de carcinogenicidade não foram conduzidos com ácido salicílico.
Num estudo de carcinogenicidade em coelhos (doses orais de até 0,7 g/kg/dia durante 16 meses) com ácido lático não mostraram evidências de tumorigenicidade.

Mutagênese
Ácido salicílico (2 mg) exibiu propriedades específicas de dano ao DNA in vitro no ensaio Rec e mutagenicidade in vitro no ensaio de Ames utilizando Salmonella typhimurium cepa TA100 com ativação metabólica.
O ácido láctico foi negativo para mutagenicidade in vitro no ensaio Ames, aberração cromossômica e ensaios de síntese de DNA não programado.

Toxicologia reprodutiva
Não foram realizados estudos de desenvolvimento embrionário com solução de ácido salicílico (16,7%) e ácido láctico (16,7%). Os dados disponíveis sobre os ingredientes individuais estão detalhados abaixo. Salicilatos, incluindo o ácido salicílico, atravessam a barreira placentária em roedores, coelhos, cães e furões e são teratogênicos quando administrados por via oral em doses elevadas. Quando administrados a ratas e coelhas grávidas por via oral, em doses elevadas, o ácido salicílico aumentou malformações congênitas, principalmente envolvendo o esqueleto e o sistema nervoso central.
Em um estudo de desenvolvimento embrionário e fetal em camundongos, o único efeito fetal observado com a administração oral de 570 mg/kg/dia de ácido láctico a partir do dia de gestação 6 a 15 foi um aumento da ossificação retardada dos ossos parietais.
Este medicamento contém ÁLCOOL.
Até o momento, não há informações de que ácido láctico e ácido salicílico possa causar doping. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.