Características farmacológicas duofilm

DUOFILM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DUOFILM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DUOFILM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O exato modo de ação do ácido salicílico no tratamento das verrugas ainda é desconhecido, contudo ele interage com os lipídeos da camada córnea da epiderme. Sua atividade parece estar relacionada à sua ação queratolítica que resulta na remoção mecânica das células epidérmicas associadas com o vírus causador da verruga (HPV ‐ papiloma vírus humano). O ácido láctico é um alfa‐hidroxiácido (AHA) que normaliza a queratinização, potencializando a ação do ácido salicílico.
Pode‐se observar a ação do produto nas primeiras 2 a 4 semanas de tratamento, sendo que a cura total pode ser esperada após 6 a 12 semanas de aplicação do Duofilm®.

Mecanismo de Ação:
O ácido salicílico aplicado topicamente possui ação queratolítica. A atividade queratolítica produz descamação por solubilização do componente intercelular no estrato córneo, resultando na descamação da pele.
O ácido láctico afeta o processo de queratinização, reduzindo a hiperqueratose, característica das verrugas. Em concentrações elevadas pode causar epidermólise, levando à destruição do tecido queratósico da verruga e do vírus causador da doença. Apresenta também propriedades antissépticas.
O colódio flexível fornece um veículo viscoso que permite uma aplicação precisa dos ingredientes ativos na verruga. Ele também forma uma película que ajuda a hidratar e promover a destruição do tecido das verrugas.

Farmacocinética
Absorção
O ácido salicílico é absorvido através da pele; quando detectável, os níveis plasmáticos máximos encontram‐se 6 a 12 horas após a aplicação. A absorção sistêmica de ácido salicílico varia entre 9% e 25%, após a aplicação tópica de outra preparação contendo ácido salicílico. O grau de absorção é variável, dependendo da duração de contato e do veículo. Apesar da absorção percutânea, a exposição sistêmica é reduzida em virtude da baixa dose administrada topicamente nas pequenas áreas localizadas de tecido hiperqueratósico.
A pele humana abdominal em um sistema de difusão por escoamento foi utilizada para avaliação in vitro da absorção percutânea do ácido láctico. A um pH de 3, a quantidade de radioatividade detectada no fluido receptor, estrato córneo, epiderme e derme foi de 3,6; 6,3; 6,6 e 13,9%, respectivamente.

Distribuição
Após a absorção percutânea, o ácido salicílico é distribuído no espaço extracelular; cerca de metade dos quais estão ligados à proteína albumina.

Metabolismo
Salicilatos são metabolizados no fígado por enzimas microssomais a ácido salicilúrico e glicoronideos fenólicos de ácido salicílico. O que não é metabolizado é excretado na urina, como ácido salicílico inalterado.

Eliminação
Dentro de 24 horas que o ácido salicílico é absorvido e distribuído no espaço intercelular, aproximadamente 95% da dose absorvida pode ser recuperada na urina.