Características farmacológicas duofilm plantar

DUOFILM PLANTAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DUOFILM PLANTAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DUOFILM PLANTAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Grupo farmacoterapêutico: preparações para verrugas. Código ATC: D11AF.
Pode-se observar visivelmente os primeiros resultados de Duofilm® Plantar entre a segunda e quarta semana de tratamento, sendo que os melhores resultados geralmente são esperados entre 6 e 12 semanas.

Mecanismo de ação
O ácido salicílico aplicado topicamente é queratolítico. A atividade queratolítica produz descamação por solubilização do cimento intercelular na camada córnea, resultando na descamação da pele.
O ácido salicílico também possui propriedades fungicidas e é usado topicamente no tratamento de infecções da pele causadas por dermatófitos.
O veículo do gel forma uma película de proteção sobre a verruga promovendo a ação queratolítica do ácido salicílico.

Efeitos farmacodinâmicos Farmacocinética Absorção
O ácido salicílico é absorvido através da pele, os níveis plasmáticos máximos detectados são encontrados de 6 a 12 horas após a aplicação. A absorção sistêmica do ácido salicílico tem sido relatada entre 9% a 25%, após a aplicação tópica de outras preparações contendo ácido salicílico. O grau de absorção é variável dependendo da duração de contato e do veículo. Apesar de absorção percutânea, a exposição sistêmica é baixa, dada a baixa dose administrada topicamente em pequenas áreas e localizadas em tecido hiperqueratótico.

Distribuição
Após a absorção percutânea, o ácido salicílico é distribuído no espaço extracelular; aproximadamente metade são ligados à albumina.

Metabolismo
Salicilatos são metabolizados no fígado por enzimas microssomais à ácido salicilúrico e glicuronídeos fenólicos de ácido salicílico. O que não é metabolizado é excretado na urina na forma de ácido salicílico inalterado.

Eliminação
Dentro das 24 horas que o composto está sendo absorvido e distribuído no espaço intercelular, aproximadamente 95% da dose absorvida pode ser recuperada na urina.