Resultados de eficácia duofilm plantar

DUOFILM PLANTAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DUOFILM PLANTAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DUOFILM PLANTAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não há estudos adequados e bem controlados com ácido salicílico em gel a 27% para tratamento de verrugas plantares. Porém, o ácido salicílico é um composto bem conhecido e que tem sido utilizado de longa data no tratamento de verrugas.
Um produto similar, indicado para o para o tratamento de verrugas vulgares, contém ácido salicílico a 16% em uma base colóidea possui perfil de segurança em uso há muito estabelecido.
A eficácia do ácido salicílico em gel a 27% foi comparada com a do placebo (colódio flexível), tintura de verruga de haleto de dibrometo de alquil dimetilbenzil amônio e resina de podofilina a 50% em parafina líquida em um estudo realizado com 382 pacientes, sendo que a maioria dos quais apresentava verrugas plantares. O número de pacientes que completaram o estudo foi de 336. Até ao final do período de tratamento de 12 semanas, 84% dos pacientes tratados com Duofilm (n/N=64/76) apresentaram pele livre de verrugas com as linhas cutâneas restauradas (e dos 64 pacientes, 64% ficaram livres de verrugas em 6 semanas). Comparando os índices de melhora em 12 semanas temos: 66% para placebo [n/N=50/76], 67% para a tintura de verruga [n/N=47/70] e 81% para podofilina [n/N=60/74]. Os resultados mostram que Duofilm foi estatisticamente mais eficaz do que o placebo e que a tintura de verruga em 12 semanas (p <0,02).