Interações medicamentosas duoflam

DUOFLAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DUOFLAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DUOFLAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O uso concomitante de fenobarbital, rifampicina, fenitoína ou efedrina poderá aumentar o metabolismo do corticosteróide, reduzindo, assim, seus efeitos terapêuticos.
Efeitos corticosteróides excessivos poderão ocorrer em pacientes recebendo corticóides e estrogênios ao mesmo tempo.
O uso concomitante de corticosteróides com diuréticos depletores de potássio poderá aumentar a hipocalemia.
O uso concomitante de corticóides com glicosídeos cardíacos poderá aumentar a possibilidade de arritmias ou intoxicação digitálica associadas à hipocalemia.
Os corticóides poderão aumentar a depleção de potássio causada pela anfotericina B.
Em todos os pacientes em uso de digitálicos, diuréticos depletores de potássio e anfotericina B a determinação dos eletrólitos séricos deverá ser acompanhada de perto.
O uso concomitante de corticóides com anticoagulantes cumarínicos poderá aumentar ou diminuir os efeitos anticoagulantes, havendo necessidade de reajustes posológicos. Os efeitos combinados de antiinflamatórios não esteróides ou álcool com corticóides poderão resultar em aumento da ocorrência ou da severidade de ulcerações gastrintestinais.
Os corticóides poderão diminuir as concentrações sangüíneas dos salicilatos. O ácido acetilsalicílico deverá ser utilizado com cuidado em associação aos corticosteróides em pacientes com hipoprotrombinemia.
Poderão ser necessários reajustes posológicos dos hipoglicemiantes ou insulina, quando os corticosteróides forem administrados a diabéticos.
Terapia concomitante com glicocorticóides poderá inibir a resposta a somatotropina.
Interações com fármacos usados em exames de laboratório:
Os corticóides poderão afetar o teste de “nitroblue tetrazolium” para infecção bacteriana e produzir resultados falso-negativos.