Posologia de ectrin

ECTRIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ECTRIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ECTRIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As doses de sulfametoxazol + trimetoprima suspensão devem ser administradas por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição, e com quantidade suficiente de líquido.

O frasco da suspensão de sulfametoxazol + trimetoprima deve ser agitado antes da administração.

Posologia padrão
Crianças abaixo de 12 anos:
Os esquemas abaixo para crianças são aproximadamente equivalentes à dose diária de 6 mg de trimetoprima e 30 mg sulfametoxazol por kg de peso.
Para infecções graves, a dose apresentada para crianças pode aumentar em até 50%.

Tabela 1. Dose normal para crianças abaixo de 12 anos de idade

Idade Dose da suspensão a cada 12 horas
6 semanas a 5 meses 2,5mL
6 meses a 5 anos 5 mL
6 anos a 12 anos 10 mL



Crianças – profilaxia de pneumonia causada por Pneumocystis jirovecii.
Para crianças a dose recomendada é de 150 mg/m2/dia TMP com 750 mg/m2/dia SMZ administrada por via oral em doses iguais divididas em duas vezes ao dia, durante três dias consecutivos por semana. A dose diária total não deve exceder 320 mg dia TMP e 1600 mg SMZ.
A tabela seguinte fornece orientação relativa à dos e recomendada de acordo com a superfície corpórea, em crianças, para a profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis jirovecii:

Tabela 2. Orientação relativa à dose recomendada para cri anças para profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis jirovecii

Superfície Corpórea Dose – a cada 12 horas
m2 Medidas da suspensão (volume)
0,26 1/2 (2,5 mL)
0,56 1 (5 mL)
1,06 2 (10 mL)



Adultos e crianças a partir de 12 anos:
Dose habitual: 20mL de sulfametoxazol + trimetoprima suspensão a cada 12 horas.
Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias): 10 mL de sulfametoxazol + trimetoprima suspensão ou a cada 12 horas.
Dose máxima (casos especialmente graves): 30 mL de sulfametoxazol + trimetoprima suspensão a cada 12 horas.
Duração do tratamento
Em infecções agudas, sulfametoxazol + trimetoprima deve ser administrado por pelo menos cinco dias, ou até que o paciente esteja assintomático por pelo menos dois dias. Se a melhora clínica não for evidente após sete dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.

Posologias especiais
Pneumonia por Pneumocystis jirovecii:
Recomenda-se até 20 mg/kg de trimetoprima e 100 mg/kg de sulfametoxazol nas 24 horas (doses iguais, fracionadas a cada seis horas), durante 14 dias.

Peso corporal Dose – a cada 6 horas
kg Suspensão medidas (volume)
8 1 (5 mL)
16 2 (10 mL)
24 3 (15 mL)
32 4 (20 mL)
40 5 (25 mL)
48 6 (30 mL)
64 8 (40 mL)
80 10 (50 mL)



Populações especiais
Pacientes idosos: pacientes idosos com função renal normal devem receber as mesmas doses que um adulto mais jovem.

Pacientes em diálise
Após administração da dosagem normal, doses de 1/2 ou 1/3 da dosagem original devem ser administradas a cada 24 – 48 horas. Diálise peritoneal resulta em depuração mínima do TMP e SMZ administrados. O uso de SMZ-TMP em pacientes recebendo diálise peritoneal não é recomendado.