Características farmacológicas efurix

EFURIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EFURIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EFURIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A 5-fluoruracila é uma pirimidina fluorada antimetabólica que passa pelas mesmas reações anabólicas e catabólicas que a uracila, mas que é convertida a timidina. Existem evidências de que a 5-fluoruracil bloqueia a reação de metilação do ácido deoxiuridílico a ácido timidílico. Dessa maneira, a 5-fluoruracila interfere com a síntese do ácido desoxirribonucleico (DNA) e em menor extensão, com a formação do ácido ribonucleico (RNA). E, considerando que o DNA e o RNA são essenciais para a divisão celular e o crescimento, o efeito da 5-fluoruracila pode gerar deficiência de uma timina que provoca um desequilíbrio no crescimento celular e a morte da célula. Os efeitos da privação de DNA e RNA são mais marcantes sobre as células que crescem rapidamente e incorporam a 5-fluoruracila com maior velocidade. Estudos de absorção sistêmica da aplicação tópica de 5-fluoruraci la foram realizados em pacientes com ceratose actínica. Os resultados demonstram que, aproximadamente, 6% da dose tópica é absorvida sistemicamente e quantidades desprezíveis foram encontradas no plasma, urina e no CO2 expirado após 3 dias de tratamento tópico com5-fluoruracila.
Após a aplicação tópica sobre as lesões pré-neoplásicas e neoplásicas ocorrem com muita frequência: sensação de queimação, formação de crosta, dermatite alérgica de contato, eritema, vesiculação, erosão, hiperpigmentação, irritação, dor, fotossensibilidade, prurido, urticária, ulceração e reepitelização que são uma extensão da atividade farmacológica da 5-fluoruracila e que fazem parte do processo de tratamento. Convém conscientizar o paciente a respeito. Pode ocorrer também a produção de eritema em áreas aparentemente sadias, mas em início de processo pré-neoplásico ou neoplásico, demonstrando assim uma propriedade interessante de Efurix® que é a de revelar, precocemente, lesões que poderão ser tratadas com mais facilidade.