Bula para paciente elidel

ELIDEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ELIDEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ELIDEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este medicamento funciona?
ELIDEL apresenta como componente ativo uma substância chamada pimecrolimo. ELIDEL é uma medicação não corticóide que trata especificamente de inflamações da pele e pertence à classe dos medicamentos conhecidos como inibidores de calcineurina tópicos. Ele atua nas células da pele que causam a inflamação, a vermelhidão e a coceira características de eczema. Sua permeação através da pele é muito baixa e a maior fração da dose tópica absorvida é completamente metabolizada e excretada lentamente pela bile nas fezes. A eficácia de ELIDEL é mantida ao longo do tempo e, quando usado precocemente no tratamento dos primeiros sinais e sintomas, tem a capacidade de prevenir a progressão da doença para crises graves, resultando em períodos mais prolongados sem crises. Use ELIDEL enquanto os sinais e sintomas persisitirem. Se os sinais e sintomas voltarem a ocorrer, você deve iniciar o tratamento novamente.
Por que este medicamento foi indicado?
ELIDEL está indicado para o tratamento dos sinais e sintomas de eczema, também conhecida como dermatite atópica, em bebês (3 a 23 meses), crianças (2 a 11 anos), adolescentes (12 a 17 anos) e adultos.
Quando não devo usar este medicamento?
CONTRA-INDICAÇÕES
Você não deve usar este medicamento se tiver alergia à substância ativa pimecrolimo ou a qualquer um dos outros ingredientes de ELIDEL. ELIDEL é indicado somente para uso externo. Não utilize-o dentro do seu nariz, olhos ou boca. Se for aplicado acidentalmente nesta áreas remova o creme completamente e lave bem com água limpa. Você deve ter cuidado para não engolir ou transferir acidentalmente para sua boca, por exemplo quando aplicar o creme nas mãos.
ADVERTÊNCIAS
Cuidado especial é necessário nos seguintes casos:
• Se você tiver qualquer infecção na pele.
• Se você tiver uma doença de pele conhecida como síndrome de Netherton ou eritrodermia generalizada (avermelhamento inflamatório de toda a pele) – seu médico o informará se você tiver esta doença.
• Se você tiver sido informado que tem um sistema imune enfraquecido. Informe seu médico se alguma dessas situações se aplica a você antes de usar ELIDEL. • Se seus gânglios incharem durante o tratamento com ELIDEL, informe seu médico. Não utilize ELIDEL continuamente por um longo período de tempo, pois a segurança do uso deste medicamento por um longo período de tempo não é conhecida. Em casos raros, pacientes tiveram câncer (por ex. câncer de pele ou linfoma) durante o tratamento com inibidores de calcineurina tópicos, incluindo ELIDEL. Entretanto, a relação causal com o uso desses inibidores não foi demonstrada.
Não aplique ELIDEL em áreas com lesões de pele potencialmente malignas ou prémalignas. Consulte seu médico em caso de dúvidas. Não aplique o creme em áreas da pele afetadas por infecção viral ativa, tais como herpes. Caso sua pele seja infectada, consulte seu médico. A infecção deve ser previamente tratada. Evite a exposição da pele à luz solar natural ou artificial, inclusive lâmpadas, câmaras de bronzeamento ou terapia com ultravioleta. Se você passar muito tempo nas ruas após aplicar ELIDEL, utilize filtro solar e roupas que protejam a pele do sol. Limite a exposição ao sol durante o tratamento com ELIDEL mesmo quando o creme não está na sua pele. Adicionalmente, pergunte ao seu médico sobre outros métodos apropriados para se proteger do sol. ELIDEL contém alguns ingredientes (ex.: álcool cetílico, propilenoglicol, álcool estearílico) que podem causar reações ou irritações locais na pele. O uso de ELIDEL pode causar reações leves e temporárias no local de aplicação, tais como sensação de calor ou queimação ou irritações da pele como coceira e vermelhidão. Se tais sintomas forem graves, fale com seu médico. Por conter álcool em sua formulação, ELIDEL pode causar irritações nas feridas.
PRECAUÇÕES
Gravidez e lactação: informe seu médico se você está ou pensa que está grávida ou se está amamentando antes de iniciar o tratamento com ELIDEL. Avise seu médico se você engravidar durante o tratamento com ELIDEL. Não aplique ELIDEL sobre os seios enquanto estiver amamentando. Não se sabe se a substância ativa de ELIDEL passa para o leite após sua aplicação na pele. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Pacientes idosos: dermatite atópica (eczema) é raramente observada em pacientes com 65 anos de idade ou mais. Não há dados suficientes para saber se estes pacientes respondem de forma diferente dos pacientes mais jovens. Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos ou de operar máquinas:
ELIDEL não possui nenhum efeito conhecido na habilidade de dirigir ou de operar máquinas.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Se você vacinou-se recentemente, não aplique ELIDEL no local de vacinação até que a cor vermelha da pele e inchaço desapareçam. Devido à sua atuação seletiva na pele, uma quantidade muito pequena da droga de ELIDEL entra na corrente sangüínea (onde interações com outros medicamentos geralmente ocorrem), assim é improvável que ocorram interações entre o uso de ELIDEL e outros medicamentos que você possa tomar por via oral.
Não há contra-indicação relativa a faixas etárias. Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Como devo usar este medicamento?
ASPECTO FÍSICO
ELIDEL é um creme esbranquiçado, sem odor, fácil de espalhar e que não mancha.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Odor característico.
DOSAGEM
Sempre use ELIDEL exatamente como seu médico o instruiu. Por favor, procure seu médico em caso de dúvidas. ELIDEL pode ser usado em todas as áreas da pele, incluindo cabeça, rosto, pescoço e dobras da pele. Aplique o medicamento apenas nas áreas da pele com eczema. Siga as instruções do seu médico caso os sintomas de eczema retornem após o tratamento com ELIDEL. Aplique o creme conforme descrito a seguir:
• Lave e seque as mãos;
• Abra o tubo (na primeira vez que usá-lo você precisará quebrar o selo usando a ponta da tampa para furar);
• Espremendo o tubo, coloque uma pequena quantidade do creme no seu dedo;
• Aplique uma fina camada de ELIDEL e cubra completamente a pele afetada;
• Esfregue suavemente e completamente;
• Feche o tubo com a tampa. O creme deve ser aplicado duas vezes ao dia, por exemplo uma vez pela manhã e uma vez à noite. Os hidratantes devem ser aplicados imediatamente após o uso de ELIDEL. No entanto, após o banho, os hidratantes devem ser aplicados antes do uso de ELIDEL. Caso você não observe nenhum sinal de melhora após 6 semanas de tratamento, consulte seu médico. Às vezes, outras doenças de pele podem parecer dermatite. Se você se esquecer de aplicar ELIDEL , aplique assim que possível e continue sua aplicação diária normalmente.
COMO USAR
Vide “Dosagem”.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Quais os males que este medicamento pode causar?
Como todos os medicamentos, ELIDEL pode ter alguns efeitos indesejáveis.
Alguns efeitos adversos podem ser sérios
• inchaço e dor, rash (erupção cutânea) ou urticária (sinais de uma reação alérgica, podem afetar de 1 a 10 em cada 10.000 pacientes).
• repentina dificuldade de respirar acompanhada de chiado e dor ou aperto no peito, inchaço da pálpebra, rosto e lábios (sinais de uma reação alérgica séria chamada “Reação Anafilática”, podem afetar menos que 1 em cada 10.000 pacientes). Caso você tenha qualquer um desses sintomas logo após o uso de ELIDEL, interrompa o uso deste medicamento e avise seu médico imediatamente.
Outros efeitos adversos possíveis
Reações adversas muito comuns (podem afetar mais que 1 em cada 10 pacientes):
• sensação de calor ou queimação no local de aplicação.
Reações adversas comuns (podem afetar 1 a 10 em cada 100 pacientes):
• irritação, coceira, avermelhamento da pele no local de aplicação.
• infecção cutânea como inflamação dos folículos pilares.
Reações adversas incomuns (podem afetar 1 a 10 em cada 1.000 pacientes):
• agravamento da condição em tratamento.
• infecções cutâneas por bactéria (impetigo) e viral (herpes simples, molusco contagioso).
• dermatite de herpes simples (eczema herpético).
• Erupção cutânea (rash), dor, sensação de formigamento, leve descamação da pele,
ressecamento e inchaço no local de aplicação.
• verrugas.
• infecções dos folículos pilares e tecidos ao redor.
Reações adversas raras (podem ocorrer 1 a 10 em cada 10.000 pacientes):
• rubor facial ou irritações da pele (ex.: vermelhidão, queimação, coceira ou inchaço) após ingestão de álcool.
• alterações na cor da pele (torna-se mais escura ou mais clara que a pele ao redor).
Em casos raros, pacientes tiveram câncer (por ex. câncer de pele ou linfoma) durante o tratamento com ELIDEL. Entretanto, a relação causal com o uso de ELIDEL não foi demonstrada. Se qualquer um desses efeitos persistirem ou forem incômodos, diga ao seu médico.
O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Se acidentalmente for aplicado mais creme do que o recomendado, apenas remova-o de sua pele. Não será prejudicial. Se engolir acidentalmente ELIDEL, informe o seu médico.
Onde e como devo guardar este medicamento?
Armazenar na embalagem original e em local seguro. O produto não deve ser armazenado em temperatura acima de 25°C. Não coloque no congelador. Após aberto, o produto deve ser usado em até 12 meses, respeitando-se o prazo de validade do produto.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.