Reações adversas elocom

ELOCOM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ELOCOM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ELOCOM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas locais, muito raramente relatadas com o uso de ELOCOM® Creme, incluem parestesia, prurido e sinais de atrofia cutânea. Em menos de 1% dos pacientes que fizeram uso de ELOCOM® Creme 0,1%, foram relatados abscessos, queimação, exacerbação de infecções, pele seca, eritema e furunculose.
As reações adversas locais, raramente relatadas com o uso de ELOCOM® Pomada, incluem ardor, prurido, formigamento/dor local aguda momentânea e sinais de atrofia cutânea. Em menos de 1% dos pacientes que fizeram uso de ELOCOM® Pomada 0,1%, foram relatados sinais alérgicos, dermatite, eritema, furúnculos, aumento da zona de lesão, náusea (apenas um paciente) e corrimento vaginal (apenas um paciente).
Reações adversas adicionais reportadas com o uso de ELOCOM® incluem erupções acneiformes, reações no local de aplicação e foliculite.
O componente propilenoglicol é potencialmente irritante e pode causar sensação de queimação se usado sobre área inflamada.
As seguintes reações adversas locais foram relatadas pouco frequentemente com o uso de outros corticosteroides tópicos: queimação, irritação, ressecamento, hipertricose, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato alérgica, maceração da pele, infecção secundária, estrias e miliária.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.