Advertências emend

EMEND com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EMEND têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EMEND devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



EMEND® deve ser usado com cautela em pacientes tratados concomitantemente com medicamentos metabolizados principalmente pela CYP3A4; alguns agentes quimioterápicos são metabolizados pela CYP3A4 (veja INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS). A inibição da CYP3A4 pelo aprepitanto pode resultar em aumento das concentrações plasmáticas desses medicamentos concomitantes (veja INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS).
A administração concomitante de EMEND® com varfarina pode resultar em uma diminuição clinicamente significativa do INR (Razão Normalizada Internacional) do tempo de protrombina. Em pacientes sob tratamento crônico com varfarina, o tempo de protrombina (INR) deve ser atentamente monitorado por 2 semanas, particularmente no período de 7 a 10 dias após o início do esquema de 3 dias com EMEND® em cada ciclo de quimioterapia (veja INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS).
A eficácia dos contraceptivos orais durante e por 28 dias após a administração de EMEND® pode ser reduzida. Um método contraceptivo alternativo ou adicional (back-up) deve ser usado durante o tratamento com EMEND® e por 1 mês após a última dose de EMEND® (veja INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS).

Gravidez e Lactação: categoria de risco B. Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. EMEND® deve ser usado durante a gravidez apenas se o benefício potencial justificar o possível risco para a mãe e o feto.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

O aprepitanto é excretado no leite de ratas em fase de amamentação. Não se sabe se esse fármaco é excretado no leite humano. Como muitos fármacos são excretados no leite humano e em razão dos possíveis efeitos adversos de EMEND® em crianças lactentes, a decisão entre parar a amamentação ou descontinuar a administração do medicamento deve ser tomada levando-se em conta a importância do uso do medicamento para a mãe.

Uso Pediátrico: ainda não foram estabelecidas a segurança e a eficácia de EMEND® em pacientes pediátricos.

Uso em Idosos: em estudos clínicos, a eficácia e a segurança de EMEND® em idosos ( 65 anos de idade) foram equivalentes às observadas em pacientes mais jovens (<65 anos de idade), portanto não é necessário ajustar a dose para pacientes idosos.

Dirigir e Operar Máquinas: não foram realizados estudos sobre os efeitos de EMEND® na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas. Contudo, certas reações adversas relatadas com EMEND® podem afetar a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas em alguns pacientes. As respostas individuais a EMEND® podem variar. (Veja REAÇÕES ADVERSAS)

Atenção diabéticos: contém açúcar.