Posologia de emend

EMEND com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EMEND têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EMEND devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



EMEND® é administrado por 3 dias como parte de um esquema que inclui um corticosteroide e um antagonista da 5-HT3. A dose recomendada de EMEND® é de 125 mg por via oral (VO) 1 hora antes da quimioterapia (1º dia) e 80 mg/dia na manhã do 2º e do 3º dia.
Nos estudos clínicos, foi utilizado o seguinte esquema para prevenção de náuseas e vômitos associados a quimioterapia altamente emetogênica:

  1º dia 2º dia 3º dia 4º dia
EMEND® * 125 mg 80mg 80mg não administrado
Dexametasona** 12mg VO 80mg VO 80mg VO 8mg VO
Ondansetrona† 32mg IV não administrado não administrado não administrado




*EMEND® foi administrado por via oral 1 hora antes da quimioterapia no 1º dia e na manhã do 2º e do 3º dia. **A dexametasona foi administrada 30 minutos antes da quimioterapia no 1º dia e na manhã do 2º ao 4º dia; a dose de dexametasona foi escolhida para compensar as interações medicamentosas.
†A ondansetrona foi administrada 30 minutos antes da quimioterapia no 1º dia.
Nos estudos clínicos, foi utilizado o seguinte esquema para prevenção de náuseas e vômitos associados a quimioterapia moderadamente emetogênica:

  1º dia 2º dia 3º dia
EMEND® * 125 mg 80mg 80mg
Dexametasona** 12mg VO não administrado não administrado
Ondansetrona† 2 x 8 mg VO não administrado não administrado



*EMEND® foi administrado por via oral 1 hora antes da quimioterapia no 1º dia e na manhã do 2º e do 3º dia. **A dexametasona foi administrada 30 minutos antes da quimioterapia no 1º dia; a dose de dexametasona foi escolhida para compensar as interações medicamentosas.
†Uma cápsula de ondansetrona 8 mg foi administrada 30 a 60 minutos antes da quimioterapia e uma cápsula de 8 mg foi administrada 8 horas após a primeira dose no 1º dia.
Veja INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS para mais informações sobre a administração de EMEND® com corticosteroides e outros antieméticos.
EMEND® pode ser tomado com ou sem alimentos. Não é necessário ajustar a dose para idosos.
Não é necessário ajustar a dose de acordo com o sexo ou a raça.
Não é necessário ajustar a dose para pacientes com insuficiência renal grave (depuração de creatinina <30 mL/min) ou pacientes com doença renal em estágio terminal submetidos a hemodiálise.
Não é necessário ajustar a dose para pacientes com insuficiência hepática leve a moderada (escore de Child-Pugh de 5 a 9). Não existem dados clínicos para pacientes com insuficiência hepática grave (pontuação de Child-Pugh >9).

Sexo
Após a administração oral de uma dose única de 125 mg de EMEND®, a Cmáx do aprepitanto é 16% mais alta em mulheres do que em homens, enquanto a meia-vida do aprepitanto é 25% menor em mulheres do que em homens e o Tmáx é aproximadamente o mesmo. Essas diferenças não são consideradas clinicamente significativas, portanto não há necessidade de ajustar a dose de EMEND® de acordo com o sexo.

Idosos
Após a administração oral de uma dose única de 125 mg de EMEND® no 1º dia e 80 mg 1x/dia do 2º ao 5º dia, a AUC0-24h do aprepitanto foi 21% e 36% mais alta no 1º e no 5º dia, respectivamente, em idosos ( 65 anos de idade) em comparação com adultos mais jovens. A Cmáx foi 10% e 24% mais alta no 1º e no 5º dia, respectivamente, em idosos em comparação com adultos mais jovens. Essas diferenças não são consideradas clinicamente significativas, portanto não há necessidade de ajustar a dose de EMEND® para pacientes idosos.

Crianças
A farmacocinética de EMEND® ainda não foi avaliada em pacientes com menos de 18 anos de idade.

Raça
Após a administração oral de uma dose única de 125 mg de EMEND®, a AUC0-24h é cerca de 25% e 29% mais alta em hispânicos do que em caucasianos e negros, respectivamente, enquanto a Cmáx é 22% e 31% mais alta em
hispânicos em comparação com caucasianos e negros, respectivamente. Essas diferenças não são consideradas clinicamente significativas, portanto não é necessário ajustar a dose de EMEND® de acordo com a raça.

Insuficiência Hepática
EMEND® foi bem tolerado em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada. Após a administração de uma dose única de 125 mg de EMEND® no 1º dia e 80 mg 1x/dia no 2º e no 3º dia a pacientes com insuficiência hepática leve (escore de Child-Pugh de 5 a 6), a AUC0-24h do aprepitanto foi 11% e 36% mais baixa no 1º e no 3º dia, respectivamente, em comparação com indivíduos saudáveis que receberam o mesmo esquema. Em pacientes com insuficiência hepática moderada (escore de Child-Pugh de 7 a 9), a AUC0-24h do aprepitanto foi 10% e 18% mais alta no 1º e no 3º dia, respectivamente, do que em indivíduos saudáveis tratados com o mesmo esquema. Essas diferenças de AUC0-24h não são consideradas clinicamente significativas, portanto não é necessário ajustar a dose de EMEND® para pacientes com insuficiência hepática leve a moderada.
Não há dados clínicos nem farmacocinéticos para pacientes com insuficiência hepática grave (escore de Child- Pugh >9).

Insuficiência Renal
Foi administrada uma dose única de 240 mg de EMEND® a pacientes com insuficiência renal grave (ClCr <30 ml/min) e a pacientes com doença renal em estágio terminal (DRET) que necessitam de hemodiálise.
Em pacientes com insuficiência renal grave, a AUC0-∞ do aprepitanto total (livre e ligado à proteína) diminuiu 21% e a Cmáx diminuiu 32% em relação a indivíduos saudáveis. Em pacientes com DRET submetidos a hemodiálise, a AUC0-∞ do aprepitanto total diminuiu 42% e a Cmáx reduziu 32%. Por causa de pequenas reduções na taxa de ligação a proteínas do aprepitanto em pacientes com doença renal, a AUC do fármaco livre farmacologicamente ativo não sofreu alteração significativa em pacientes com insuficiência renal em comparação com indivíduos saudáveis. A hemodiálise realizada 4 ou 48 horas após a administração não apresentou efeito significativo sobre a farmacocinética do aprepitanto; menos de 0,2% da dose foi recuperada no dialisado.
Não é necessário ajustar a dose de EMEND® para pacientes com insuficiência renal grave ou pacientes com DRET submetidos a hemodiálise.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.