Interações medicamentosas emistin

EMISTIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EMISTIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EMISTIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Interações Medicamento – Medicamento
Este medicamento pode interagir com as seguintes substâncias:
-Aminoglutatimida: pode reduzir a supressão adrenal dos corticosteróides.
-Injeção de anfotericina B e agentes depletores de potássio: pode gerar hipocalemia (redução de potássio no sangue).
-Antibióticos (como as quinolonas: ciprofloxacino, levofloxacino; rifampicina): reduzem o clearance dos corticosteróides, aumentando suas atividades e também seus efeitos adversos.
-Anticolinesterásicos: pode aumentar a fraqueza e causar miastenia gravis. Se possível, o uso de anticolinesterásico deve ser interrompido pelo menos 24 h antes do início da terapia com corticosteróides.
-Anticoagulantes orais (varfarina): Emistin pode reduzir o efeito dos anticoagulantes.
-Antidiabéticos: os corticoides podem aumentar a glicose sanguínea, portanto as doses de medicamentos para diabetes devem ser ajustadas.
-Isoniazida: pode ter seu efeito reduzido.
-Colestiramina: pode aumentar o clearance dos corticóides, reduzindo seus efeitos.
-Ciclosporina: aumenta a ação tanto da ciclosporina quanto da dexametasona.
-Glicosídeos digitálicos: aumento do risco de arritmias devido a hipocalemia (redução do potássio no sangue).
-Efedrina: reduz os efeitos da dexametasona.
-Estrogênios, incluindo anticoncepcionais orais: podem reduzir a metabolização de certos corticóides (dexametasona), aumentando seu efeito.
-Barbituratos, fenitoína, carbamazepina, rifampicina (indutores da CYP 3A4): aumentam a metabolização da dexametasona, sendo necessário ajuste de dose.
-Cetoconazol, antibióticos macrolídeos como a eritromicina (inibidores da CYP 3A4): aumenta a concentração de dexametasona na corrente sanguínea, aumentando sua ação.
-Indinavir, eritromicina: têm seus efeitos reduzidos.
-Anti-inflamatórios não-esteroidais (como a aspirina e indometacina): aumenta o risco de reações adversas relacionadas ao sistema gastrointestinal.
-Talidomida: deve ser evitado o uso deste medicamento com Emistin, pois pode causar necrólise epidérmica tóxica.
-Vacinas: deve-se descontinuar o uso de Emistin antes de vacinar, pois se usado concomitantemente, o indivíduo pode apresentar uma resposta reduzida aos constituintes da vacina, além dos corticosteróides aumentarem a replicação de alguns organismos contidos em vacinas.
-Aldesleucina: o uso concomitante de dexametasona pode reduzir o efeito antitumoral da aldesleucina.
-Mifepristona: aumento das reações adversas. Redução das atividades do corticóide (dexametasona).
-Aprepitante: A combinação com dexametasona aumenta o efeito deste medicamento.
-Reduzem o efeito da dexametasona: praziquantel, caspofungina, barbitúricos, salicilatos, hidantoína, rifamicinas, anticolinesterase, vacinas.
-Erlotinibe, efalizumabe, natalizumabe, everolimus, temsirolimus e antineoplásicos: quando utilizados com Emistin, ocorrem aumento do risco de reações adversas.

Interação Medicamento-Substância química:
– Álcool: pode aumentar os efeitos da clemastina.

Interação Medicamento – Exame Laboratorial:
– Corticoides podem suprimir as reações em testes cutâneos.