Advertências enablex

ENABLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENABLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENABLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Enablex® deve ser administrado com precaução a pacientes com:
Obstrução clinicamente significativa do fluxo urinário vesical
Risco de retenção urinária
Constipação grave (definida como dois episódios de evacuação por semana ou menos)
Alterações obstrutivas do trato gastrintestinal, como estenose pilórica (ver “contraindicações”)
Risco de diminuição da motilidade gastrintestinal
Enablex® deve ser utilizado com precaução em pacientes sendo tratados de glaucoma de ângulo estreito (ver “contraindicações”). Como com outros antimuscarínicos, os pacientes devem ser instruídos a descontinuar Enablex® e procurar imediatamente atendimento médico caso sintam edema da língua ou orofaringe, ou dificuldade para respirar (ver “Reações Adversas”).

Gravidez e lactação
Gravidez
Não há estudos de darifenacina em mulheres grávidas. Enablex® somente deve ser usado durante a gravidez se os benefícios para a mãe superarem o risco potencial para o feto (ver “dados de segurança pré-clínicos”).
Não foram realizados estudos em animais, nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.

Este medicamento pertence à categoria C de risco na gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação
A darifenacina é excretada no leite de ratas. Não se sabe se a darifenacina é excretada no leite humano e, portanto, deve-se ter cautela antes de administrar Enablex® a lactantes.

Efeitos na habilidade de dirigir e/ou operar máquinas: não foram realizados estudos sobre os efeitos na habilidade de dirigir e /ou operar máquinas. Entretanto, Enablex® pode causar tontura ou visão borrada. Os pacientes não devem dirigir veículos, utilizar máquinas ou realizar outras tarefas que requerem atenção, caso verifiquem estas reações adversas.