Reações adversas endronax

ENDRONAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENDRONAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENDRONAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em estudos clínicos, alendronato de sódio foi geralmente bem tolerado. As reações adversas foram geralmente leves e não requereram a suspensão da terapia.
Tratamento da osteoporose em mulheres pós-menopáusicas
Em dois estudos comparativos placebo-controlados realizados com a administração de alendronato de sódio (10 mg/dia), as seguintes reações adversas do trato gastrintestinal superior foram relatadas como sendo possíveis, prováveis ou definitivamente realcionadas à medicação em ≥1% das pacientes tratadas com alendronato de sódio, e com incidência maior do que a observada em pacientes que receberam placebo: dor abdominal (6,6% x 4,8% com placebo), dispepsia (3,6% x 3,5% com placebo), úlcera esofagiana (1,5% x 0,0% com placebo), disfagia (1,0% x 0,0% com placebo) e distensão abdominal (1,0% x 0,8% com placebo).
Raramente ocorreram erupções cutâneas e eritema.
Outras reações adversas foram relatadas como sendo possíveis, prováveis ou definitivamente relacionadas à medicação em ≥ 1% das pacientes tratadas com alendronato de sódio (10 mg/dia) e a uma incidência maior do que a observada em pacientes que receberam placebo: dores musculo-esqueléticas (ossos, músculos ou articulações) [4,1% x 2,5% com placebo]; constipação (3,1% x 1,8% com placebo), diarréia (3,1% x 1,8% com placebo), flatulência (2,6% x 0,5% com placebo) e cefaléia (2,6% x 1,5% com placebo).
Em um estudo realizado para estabelecer os perfis de tolerabilidade e segurança do uso de alendronato de sódio (10 mg/dia) e alendronato de sódio (70 mg), as seguintes reações adversas foram relatadas como possíveis, prováveis ou definitivamente relacionadas à medicação em ≥ 1% das pacientes em cada grupo de tratamento: dor abdominal (3,7% com alendronato de sódio 70 mg x 3,0% com alendronato de sódio 10 mg/dia), dores musculo-esqueléticas (ossos, músculos ou articulações) (2,9% x 3,2%), dispepsia (2,7% x 2,2%), regurgitação ácida (1,9% x 2,4%), náuseas (1,9% x 2,4%), distensão abdominal (1,0% x 1,4%), constipação (0,8% x 1,6%), flatulência (0,4% x 1,6%), cãibras musculares (0,2% x 1,1%), gastrite (0,2% x 1,1%) e úlcera gástrica (0,0% x 1,1%).
Uso concomitante com terapia de reposição hormonal
Em dois estudos com mulheres pós-menopáusicas com osteoporose, o perfil de segurança e tolerabilidade do tratamento combinado com alendronato de sódio 10 mg/dia e estrógeno/progesterona foi compatível com aquele dos componentes administrados individualmente.
Experiência após a comercialização
As seguintes reações adversas foram relatadas após a comercialização de ENDRONAX®:
Gerais: reações de hipersensibilidade, incluindo urticária e, raramente, angioedema. Assim como outros bisfosfonatos, foram relatados sintomas transitórios como mialgia, mal-estar geral, e raramente, febre, tipicamente relacionados com o início do tratamento. Raramente ocorreu hipocalemia sintomática, geralmente associada com condições preexistentes.
Gastrintestinais: náuseas, vômitos, esofagite, erosões e úlceras esofagianas, raramente estenose esofagiana ou perfuração e ulcerações orofaríngeas; raramente, úlceras gástricas e duodenais, algumas graves e com complicações, embora a relação causal não tenha sido estabelecida (veja ADVERTÊNCIAS e POSOLOGIA).
Pele: erupções cutâneas (ocasionalmente com fotossensibilidade), prurido, raramente reações graves na pele, incluindo Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica.
Sentidos especiais: raramente uveíte, raramente esclerite.
Achados laboratoriais
Um estudo demonstrou reduções assintomáticas, leves e transitórias do cálcio e fosfato sérico (aproximadamente 18 e 10%) em pacientes recebendo alendronato de sódio comparativamente aos que receberam placebo (aproximadamente 12 e 3%). Entretanto, a incidência das reduções do cálcio sérico a < 8,0 mg/dL (2,0 mM) e do fosfato sérico a ≤ 2,0 mg mg/dL (0,65 mM) foram similares em ambos os grupos de tratamento.