Características farmacológicas enterofigon

ENTEROFIGON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENTEROFIGON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENTEROFIGON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A colina é indispensável para a síntese de fosfolipídios, como a fosfatidilcolina, que compõe parte da s lipoproteínas VLDL. A colina pode ser sintetizada endogenamente, mas isso exige uma reação de transmetilação que envolve met ionina. Na falta desses dois aminoácidos, os triglicerídeos não podem ser exportados do fígado através das VLDL e se acumulam.
A metionina é um aminoácido essencial, também formado endogenamente através da metilação da homocisteí na, é necessária para a síntese de proteínas e fornecimento de grupamentos metila. É precursora da S-adenosilmetionina, molécula doadora de grupamentos metila em praticamente todas as reações biológicas de metilação, dentre elas a formação de fosfatidilcolina. A metionina também é precursora da cisteína, um dos aminoácidos que compõe a glutationa, molécula que combate os radicais livres gerados por diversas reações, entre elas a oxidação de etanol à acetaldeído. Estudo realizado em ratos demonstrou que a administração de metionina normalizou a atividade de algumas enzimas e aumentou os níveis hepáticos de glutationa.