Interações medicamentosas entocort

ENTOCORT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ENTOCORT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ENTOCORT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não foram observadas interações de budesonida com drogas usadas para o tratamento de doenças inflamatórias intestinais. Foram relatados níveis plasmáticos elevados e efeitos aumentados dos corticosteroides em mulheres recebendo, concomitantemente, estrógenos ou contraceptivos orais.
No entanto, um contraceptivo oral combinado de baixa dosagem que causou aumento superior ao dobro na concentração plasmática de prednisolona oral, não teve efeito significante sobre a concentração plasmática de budesonida oral. Nas doses recomendadas, o omeprazol não teve efeito sobre a farmacocinética da budesonida administrada por via oral, enquanto que a cimetidina teve efeito discreto, mas clinicamente insignificante. O metabolismo da budesonida é mediado principalmente pela CYP3A4, uma subfamília do citocromo P450. A inibição da budesonida em outras drogas metabolizadas via CYP3A4 é desconhecida, uma vez que a budesonida tem baixa afinidade por esta enzima. Inibidores desta enzima, por exemplo, cetoconazol e suco de grapefruit podem, portanto, aumentar a exposição sistêmica à budesonida (ver Precauções e Advertências). Ainda não são disponíveis informações sobre outras possíveis interações com budesonida.