Bula para paciente epivir

EPIVIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EPIVIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EPIVIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Formas farmacêuticas, vias de administração e apresentações comercializadas
Comprimidos
Epivir® 150 mg Comprimidos – Frascos contendo 60 comprimidos.
Composição
Cada comprimido contém:
lamivudina ……………………………………………………………………………………………………………… 150 mg
Excipientes: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose, dióxido de titânio, polietileno glicol e polissorbato 80 q.s.p……………………………………………………………… 1 comprimido
Uso adulto e pediátrico
II) Informações ao paciente
1. Como este medicamento funciona?
Epivir® pertence a um grupo de medicamentos antivirais, também conhecidos como antiretrovirais, chamados de inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeo (ITRN). São usados para tratar infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Epivir ® reduz a quantidade do vírus HIV no seu corpo, mantendo-o em níveis baixos. Epivir ® também aumenta a contagem de células CD4. Estas células CD4 são um dos tipos de glóbulos brancos do sangue, e desempenham um importante papel na defesa e manutenção do sistema imune, e no combate às infecções. Epivir ® demonstrou reduzir bastante o risco de progressão da doença provocada pelo HIV. A resposta ao tratamento, porém, varia conforme o paciente. Seu médico irá monitorar a eficiência do seu tratamento.
2. Por que este medicamento foi indicado?
Epivir® é usado na terapia combinada antiretroviral, para o tratamento de infecções por HIV em adultos e crianças.
3. Riscos do medicamento
Contra-indicações
Não use este medicamento caso você seja alérgico à lamivudina ou a qualquer um dos componentes de Epivir® (veja em Composição).
Gravidez e Lactação
Existem dados limitados sobre a segurança de Epivir® na gravidez humana. Se você está grávida, ou planejando ficar grávida logo, ou se você está amamentando, por favor, informe seu médico antes de usar este medicamento.
Para bebês e crianças expostos a ITRNs, durante a gravidez ou no parto, pequenos aumentos temporários dos níveis sangüíneos de uma substância chamada lactato, têm sido observados. Adicionalmente, têm havido relatos raros de doenças que afetam o sistema nervoso, como desenvolvimento retardado e convulsões. De uma forma geral, em crianças cujas mães usaram ITRNs durante a gravidez, é provável que o benefício da redução das chances de se infectar com o HIV, seja maior do que o risco de sofrer efeitos colaterais.
É importante ponderar cuidadosamente, o benefício de se usar Epivir ® durante a gravidez, contra a possibilidade de efeitos adversos na criança antes ou depois do nascimento. Seu médico irá discutir estes riscos com você.
Categoria “D” de risco na gravidez.
É recomendado que, quando possível, mulheres infectadas com HIV não amamentem seus filhos, para evitar a transmissão do HIV. As substâncias ativas de Epivir ® são encontradas no leite materno, portanto, mulheres que estejam usando Epivir ® , não devem amamentar suas crianças.
Advertências e Precauções
O tratamento com Epivir ® não demonstrou reduzir o risco de transmissão do HIV por contato sexual ou transfusão de sangue. Você deve continuar a tomar as devidas precauções para prevenir isto.
Você precisará tomar Epivir ® todo dia. Este medicamento lhe ajuda a controlar sua condição, e retarda o progresso da doença, mas não é uma cura para a infecção por HIV. Você pode continuar a desenvolver outra infecções e outros males associados a doença pelo HIV. Você deve visitar seu médico regularmente.
Discuta o uso de Epivir® com seu médico caso tenha problemas nos rins. A dose padrão de Epivir® pode ter que ser reduzida.
Inflamação do pâncreas (pancreatite) tem sido observada em alguns pacientes recebendo Epivir®. Entretanto, ainda não está claro se isto é devido ao tratamento com o medicamento ou à doença provocada pelo HIV. Os sintomas são dores abdominais, náusea e vômito. Se você desenvolver estes sintomas deve avisar seu médico.
A classe de medicamentos a qual pertence Epivir ® , ITRNs, pode causar uma condição chamada acidose láctica (excesso de ácido láctico no seu sangue), junto com o aumento do fígado. Este efeito colateral raro, porém sério, tem ocasionalmente sido fatal. Acidose láctica ocorre mais freqüentemente em mulheres. Seu médico estará lhe monitorando regularmente enquanto estiver usando Epivir ® .
Redistribuição, acúmulo, ou perda de gordura corpórea pode ocorrer em pacientes recebendo a combinação da terapia antiretroviral. Consulte seu médico caso perceba mudanças na sua gordura corporal.
Se você tem uma infecção crônica de hepatite B, você não deve interromper o tratamento sem orientação do seu médico, pois poderá ter uma recorrência de sua hepatite. Essa recorrência poderá ser mais grave se você tiver uma doença séria no fígado
Interações medicamentosas
É importante você avisar seu médico sobre outros medicamentos que esteja usando. Outros medicamentos podem afetar a ação de Epivir®, ou Epivir® pode afetar ação de outros medicamentos de forma negativa. Epivir® não deve ser administrado junto com zalcitabina.
Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico se você está fazendo uso de outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.
4. Como devo usar este medicamento?
Aspecto Físico
Epivir® Comprimidos é apresentado em frascos contendo 60 comprimidos. Eles são comprimidos brancos, em forma de diamante.
Modo de uso
Use sempre Epivir® exatamente como seu médico lhe receitou. Engula o comprimido de Epivir® inteiro com água ou outra bebida. Os comprimidos podem ser ingeridos com ou sem comida.
Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade
A dose recomendada de Epivir® é de 300mg ao dia, administrando-se 150 mg (1 comprimido), duas vezes ao dia, a cada 12 horas, ou dois comprimidos uma vez ao dia .
Crianças de 3 meses a 12 anos de idade
A dose recomendada de Epivir® é de 4 mg/kg, duas vezes ao dia, até no máximo 300 mg ao dia. Para doses abaixo de 150 mg, recomenda-se o uso de Epivir® Solução Oral.
Crianças com menos de 3 meses de idade
Os dados limitados são insuficientes para recomendar doses específicas (ver Propriedades Farmacocinéticas) .
Uma formulação líquida está disponível para pacientes incapazes de ingerir comprimidos.
Se você tem problemas nos rins, sua dose pode ser alterada. Por favor, siga as instruções de seu médico.
Se você esquecer uma dose, não se preocupe. Tome-a assim que se lembrar e então continue como antes.
O uso incorreto causa resistência do vírus e falha no tratamento.
O tratamento com Epivir® não previne o risco de transmissão pelo contato sexual ou contaminação sangüínea. As precauções apropriadas devem continuar sendo tomadas.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não deve ser partido ou mastigado
5. Quais os males que este medicamento pode causar?
Como todo medicamento, Epivir® pode causar efeitos colaterais. Durante o tratamento da infecção por HIV, nem sempre é possível determinar se alguns efeitos indesejados são causados por Epivir®, por outros medicamentos que você esteja usando ao mesmo tempo, ou pela doença provocada pelo HIV. Por esta razão, é muito importante que você mantenha seu médico informado sobre qualquer mudança na sua saúde. Não se alarme com esta lista de efeitos colaterais, você pode não tê-los.
Náuseas, vômitos, dor estomacal, diarréia, inflamação do pâncreas (pode ser a causa destes sintomas).
Dores de cabeça, dormência, sensação de formigamento ou sensação de fraqueza nas pernas.
Febre, cansaço, sensação generalizada de mal-estar, erupções cutâneas (manchas vermelhas e placas pelo corpo, coceira), queda de cabelo.
Dores na juntas, distúrbios musculares incluindo relatos raros de ruptura do tecido muscular.
Anemia (baixa contagem de glóbulos vermelhos no sangue) neutropenia (baixa contagem de glóbulos brancos no sangue) e redução nas plaquetas (componentes do sangue importantes para coagulação do sangue) têm sido reportados. Se a produção de seus glóbulos vermelhos diminuir, você pode sentir sintomas como cansaço e dificuldade para respirar. A redução de seus glóbulos brancos no sangue, pode torná-lo mais suscetível a infecções. Se você estiver com a contagem de plaquetas baixa, poderá notar que você apresenta hematomas (manchas roxas) mais facilmente.
Aumento em certas enzimas do fígado.
Mudanças na distribuição da gordura corporal. Isto pode incluir perda de gordura nas pernas, braços e face, aumento da gordura na cintura e outros órgãos internos, aumento das mamas, crescimento da camada de gordura na região da nuca.
Mudanças na concentração de gorduras e açúcar no sangue.
Se você quiser avisar sobre qualquer efeito colateral que lhe ocorra, enquanto faz uso de Epivir®, mesmo que não esteja listado aqui, fale com seu médico ou farmacêutico.
6. O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma vez só?
A ingestão acidental de grande quantidade de Epivir®, dificilmente lhe causará problemas graves. Entretanto, você deve consultar seu médico ou farmacêutico, o mais rápido possível.
7. Onde e como devo guardar este medicamento?
Manter o medicamento na embalagem original. Os comprimidos devem ser conservados em temperatura entre15°C e 30°C.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.