Posologia de epivir

EPIVIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EPIVIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EPIVIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A terapia com o Epivir® deve ser iniciada por um médico experiente no tratamento de adultos e crianças infectados pelo vírus HIV.

O Epivir® pode ser administrado com ou sem alimentos.

Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade

A dose recomendada de Epivir® é de 300mg ao dia, administrando-se 150 mg (1 comprimido), duas vezes ao dia, ou dois comprimidos uma vez ao dia.

Crianças de 3 meses a 12 anos de idade

A dose recomendada de Epivir® é de 4 mg/kg, duas vezes ao dia, até no máximo 300 mg ao dia. Para doses abaixo de 150 mg, recomenda-se o uso de Epivir® Solução Oral.

Crianças com menos de 3 meses de idade

Os dados limitados são insuficientes para recomendar doses específicas (ver Propriedades Farmacocinéticas) .

Pacientes com comprometimento renal

Em pacientes com insuficiência renal moderada a grave, a concentração plasmática de lamivudina (AUC) é aumentada devido à redução do clearance (ver Propriedades Farmacocinéticas).

A dosagem deverá ser reduzida para os pacientes com clearance de creatinina <50 mL/minuto, como demonstrado na tabela abaixo. O mesmo percentual de redução da dose deverá ser aplicado em pacientes pediátricos com insuficiência renal.

Para doses abaixo de 150 mg é recomendado o uso de solução oral.

Posologia recomendada para adultos e adolescentes acima de 12 anos com comprometimento renal Clearance de creatinina (mL/min)

Primeira dose

Dose de manutenção

Intervalo

30 até < 50

150 mg (15 ml)

150 mg

uma vez ao dia

15 até < 30

150 mg (15 ml)

100 mg (10 ml)

uma vez ao dia

5 até < 15

150 mg (15 ml)

50 mg (5 ml)

uma vez ao dia

< 5

50 mg (5 ml)

25 mg (2,5 ml)

uma vez ao dia

Clearance de creatinina (mL/min)

Primeira dose

Dose de manutenção

Intervalo

30 até < 50

4 mg/kg

4 mg/kg

uma vez ao dia

15 até < 30

4 mg/kg

2,6 mg/kg

uma vez ao dia

5 até < 15

4 mg/kg

1,3 mg/kg

uma vez ao dia

< 5

1,3 mg/kg

0,7 mg/kg

uma vez ao dia

Pacientes com comprometimento hepático

Não se faz necessário ajuste de dose em pacientes portadores de disfunção hepática grave e moderada, exceto se esta estiver acompanhada de comprometimento renal (ver Propriedades Farmacocinéticas).

Idosos

Nenhum dado específico é disponível. Entretanto, é aconselhável cuidado especial devido a várias alterações associadas a esta faixa etária, como diminuição da função renal e alteração dos parâmetros hematológicos.