Reações adversas epivir

EPIVIR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EPIVIR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EPIVIR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os efeitos adversos abaixo relacionados foram relatados durante o tratamento da infecção pelo HIV com o uso de Epivir® como monoterapia ou associado a outros anti-retrovirais. Ainda não está esclarecido se estes estão diretamente relacionados com a droga ou se são resultados da própria doença subjacente.
A seguinte convenção foi utilizada para classificar as reações adversas: muito comum (>1/10), comum (>1/100, <1/10), incomum (>1/1.000, <1/100), raro (>1/10.000, <1/1.000) muito raro (<1/10.000).
Distúrbio no sistema linfático e sanguíneo
Incomum: neutropenia, anemia, trombocitopenia.
Muito raro: aplasia de células vermelhas.
Distúrbio do metabolismo e nutrição
Comum: hiperlactemia
Raro: acidose lática (veja em Advertências)
Redistribuição/acúmulo de gordura corporal. (veja em Advertências).
A incidência deste evento é dependente de múltiplos fatores, incluindo a combinação particular das drogas antiretrovirais.
Distúrbio do sistema nervoso
Comum: dor de cabeça.
Muito raro: parestesia, neuropatia periférica tem sido relatada, embora a relação causal com o tratamento permaneça incerta.
Distúrbio gastrintestinal
Comum: náuseas, vômito, dor abdominal, diarréia.
Raro: pancreatite, embora a relação causal com o tratamento permaneça incerta, e aumento na concentração de amilase sérica.
Distúrbio hepatobiliar
Incomum: aumento transitório da concentração plasmática de enzimas hepáticas (TGP, TGO)
Distúrbio na pele e tecidos subcutâneos
Comum: rash, alopécia
Desordens músculo-esquelética e tecidos conjuntivos
Comum: artralgia, desordens musculares.
Raro: rabdomiólise
Distúrbios gerais
Comum: fadiga, febre, mal estar.