Reações adversas esperson n

ESPERSON N com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESPERSON N têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESPERSON N devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reação muito comum (≥ 1/10). Reação comum (=> 1/100 e < 1/10). Reação incomum (=> 1/1.000 e < 1/100).
Reação rara (=> 1/10.000 e < 1/1.000).
Reação muito rara (< 1/10.000).
Reação desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados existentes).
As seguintes reações adversas podem ser observadas na região em que o produto foi aplicado: foliculite, hipertricose, acne, hiper ou hipopigmentação, telangiectasias, estrias por distensão, atrofia e maceração da pele.
Estes efeitos tópicos ocorrem especialmente quando o tratamento é prolongado ou utilizam-se curativos oclusivos. ESPERSON N raramente leva a uma reação de hipersensibilidade no local da pele.
Quantidades sistemicamente ativas de desoximetasona podem ser absorvidas se ESPERSON N for usado sobre grandes áreas, por período prolongado ou sob curativos oclusivos (vide “Posologia e Modo de Usar”).
Desconhecido: visão turva (vide “Advertências e Precauções”).
Distúrbios nutricionais e metabólicos
Desconhecido: hiperglicemia.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.