Bula para paciente estreva

ESTREVA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ESTREVA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ESTREVA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
Tratamento dos problemas causados pela menopausa (fogachos ou ondas de calor, atrofia vulvo-vaginal, dor à relação sexual, incontinência urinária, distúrbios do sono, fraqueza e apatia).

Cuidados de armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15oC e 30oC).

Prazo de validade
Ver embalagem externa. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Gravidez e lactação
Este produto não deve ser utilizado por gestantes ou por mulheres que estejam amamentando. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se está amamentando.

– ESTE MEDICAMENTO CAUSA MALFORMAÇÃO AO BEBÊ DURANTE A GRAVIDEZ.

Cuidados de administração
O gel não deve ser aplicado sobre as mamas ou sobre as mucosas. Observe as “Instruções de Uso”. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Reações adversas
Podem ocorrer reações adversas ao uso do medicamento, com intensidade e frequência variáveis de paciente a paciente. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: tensão mamária, dores de cabeça, secreção das mamas, irritação ocular por lentes de contato, coceira no local de aplicação. Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável.

– TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Uso concomitante com outras substâncias
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. O uso de barbitúricos, fenitoína, carbamazepina, meprobamato, fenilbutazona ou rifampicina, pode alterar a ação dos estrógenos. Não há restrições específicas quanto à ingestão concomitante de alimentos ou bebidas.

Contraindicações e Precauções
ESTREVA® Gel não deve ser utilizado em algumas situações que devem ser do conhecimento de seu médico, especialmente na presença ou antecedentes de problemas ginecológicos ou mamários e na presença de problemas tromboembólicos ou cardiovasculares. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação. Deve ser usado com especial cautela em pacientes com antecedentes familiares de câncer de mama, por portadoras de epilepsia, asma, problemas hepáticos, hipertensão arterial severa, sendo necessários exames médicos completos antes e durante o tratamento. Normalmente, o tratamento com ESTREVA® Gel deve ser associado a um progestágeno, por um mínimo de 12 dias ao mês, de forma sequencial ou contínua, em mulheres que ainda possuam útero.

– NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Instruções de uso
Retire a tampa. Segure a embalagem com uma das mãos, colocando a outra mão abaixo da bomba para recolher o gel. Pressione a bomba para obter a dose. Ao iniciar a utilização de um frasco, poderão ser necessárias várias pressões sobre a bomba para acionar o dispositivo que permite a liberação do gel.
Entre cada movimento de pressão, deixe a bomba retornar à posição inicial.
A aplicação do gel deve ser feita sobre uma extensa área de pele limpa, como: braços, antebraços, coxas, abdome e nádegas. Aplicar preferencialmente após o banho, pela manhã ou à noite. Não é necessário fazer massagem após a aplicação. O gel não mancha a roupa, mas é recomendável esperar de 1 a 2 minutos antes de se vestir.
O gel não deve ser aplicado sobre as mamas ou sobre as mucosas.