Características farmacológicas etionamida

ETIONAMIDA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ETIONAMIDA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ETIONAMIDA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Características Químicas e Farmacológicas
Etionamida é quimicamente relacionada à isoniazida, menos potente e sem provocar resistência cruzada com esta. É bacteriostática para o M. tuberculosis, incluindo as cepas resistentes à isoniazida e estreptomicina. Age sobre os bacilos intra e extracelulares. É também ativa contra o M. leprae. Resistência bacteriana se desenvolve rapidamente quando a Etionamida é usada isoladamente contra o bacilo tuberculoso.
Mecanismo de ação
Assim como a isoniazida, a Etionamida inibe a síntese do ácido micólico e a síntese de outros ácidos graxos de cadeia longa. Também inibe a síntese peptídica na micobactéria, bloqueando a incorporação de radical sulfúrico de amino´[ácidos (cisteína e metionina) a cadeia peptídica em crescimento.
Farmacocinética
Etionamida é rapidamente absorvida por via oral, com biodisponibilidade de 80% e largamente distribuída no corpo, com pico sanguíneo sendo atingido em cerca de 3 horas. A ligação com proteínas é de apenas 10%. Tem vida-médica relativamente curta e é excretada na urina, a maior parte como metabólitos inativos e pequena parte inalterada. Atravessa a barreira placentária.