Advertências accupril

ACCUPRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ACCUPRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ACCUPRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ANGIOEDEMA (inchaço das partes mais profundas da pele ou da mucosa, geralmente de origem alérgica) foi relatado em pacientes tratados com inibidores da ECA, inclusive em 0,1% dos pacientes recebendo Accupril®. Caso ocorra estridor laríngeo (som rouco emitido pela garganta na passagem do ar) ou angioedema de face, de língua ou edema de glote (órgão posicionado entre a laringe e a traqueia que impede que alimentos cheguem aos pulmões), o tratamento com Accupril® deve ser imediatamente interrompido e o médico imediatamente informado. Foi relatado angioedema intestinal em pacientes tratados com inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Caso ocorra dor abdominal (com ou sem náusea ou vômito), interrompa imediatamente o uso de Accupril® e consulte seu médico.
REAÇÕES ANAFILACTOIDES (reação que parece alergia grave): podem ocorrer em pacientes que estão em tratamento de dessensibilização (para diminuir a sensibilidade) a veneno de inseto, em tratamento de filtração do sangue para diminuir o LDL-colesterol (tipo de proteína que carrega gordura prejudicial), em hemodiálise com certos tipos de membranas (como as de um material chamado poliacrilonitrila). Informe seu médico se estiver recebendo qualquer um desses tratamentos.
HIPOTENSÃO: a ingestão inadequada de líquidos, transpiração (suor) excessiva ou desidratação podem levar a uma queda acentuada na pressão arterial devido à redução do volume de líquidos. Outras causas de diminuição de volume tais como vômito ou diarreia também podem levar à queda da pressão arterial; se isso ocorrer, consulte seu médico. Informe ao seu médico caso ocorra sensação de “cabeça vazia”, principalmente durante os primeiros dias de tratamento com Accupril®. Se ocorrer desmaio, interrompa imediatamente o uso de Accupril® e consulte seu médico.
NEUTROPENIA (diminuição de um tipo de células de defesa no sangue: neutrófilos) / AGRANULOCITOSE (diminuição de produção de células do sangue pela medula óssea): pode ocorrer em pacientes portadores de vasculite (inflamação da parede de um vaso sanguíneo) por colagenose (tipo de reumatismo) e/ou doenças renais. Informe rapidamente ao seu médico a ocorrência de qualquer indício de infecção como, por exemplo, dor de garganta ou febre, pois isto pode ser um sinal de neutropenia.
INSUFICIÊNCIA RENAL: Accupril® pode acelerar alterações da função renal em pacientes que já tenham tendência, como é o caso de pacientes com insuficiência cardíaca grave, estenose (estreitamento) de artéria renal uni ou bilateral. Pacientes com clearance de creatinina (substância eliminada pela urina cujo aumento no sangue indica que há algum problema no funcionamento dos rins) abaixo de 60 mL/min necessitam de doses iniciais menores de Accupril®.
INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA: Accupril® quando associado a um diurético deve ser utilizado com cautela por pacientes com insuficiência hepática ou doença hepática progressiva.
HIPERCALEMIA (aumento do potássio do sangue) E DIURÉTICOS POUPADORES DE POTÁSSIO (que não fazem o corpo eliminar potássio): como ocorre com outros inibidores da ECA, pacientes que utilizam Accupril® isoladamente podem ter seus níveis séricos (no sangue) de potássio aumentados. Quando administrados concomitantemente, Accupril® pode reduzir a hipocalemia (diminuição do potássio do sangue) induzida por um tipo de diuréticos chamados tiazídicos. Devido ao risco de aumentos maiores nos níveis de potássio sérico, aconselha-se iniciar o tratamento com precaução e monitorar cuidadosamente os níveis séricos de potássio do paciente, se a associação terapêutica com diuréticos poupadores de potássio for indicada. Não utilize suplementos com potássio ou substitutos do sal de cozinha que contenham potássio sem consultar seu médico.
HIPOGLICEMIA (diminuição da glicose no sangue) E DIABETES: os inibidores da ECA foram associados com hipoglicemia em pacientes diabéticos utilizando insulina ou agentes hipoglicemiantes orais (medicamentos que reduzem a glicemia). Pode ser necessário monitoramento cuidadoso dos pacientes diabéticos.
TOSSE: Tem sido relatada tosse com o uso de inibidores da ECA, incluindo o Accupril®, caracteristicamente a tosse é não-produtiva (sem catarro), persistente e é resolvida após a suspensão da terapia.
CIRURGIA / ANESTESIA: se estiver planejando ser submetido a uma cirurgia e/ou anestesia, informe ao seu médico que está tomando Accupril®.
USO DURANTE A GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: Accupril® não deve ser usado por mulheres grávidas, com intenção de engravidar ou com potencial para engravidar que não estejam usando um método contraceptivo (para evitar gravidez) adequado devido aos potenciais efeitos do medicamento que podem ser gravemente prejudiciais ou mesmo causar a morte do feto em desenvolvimento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez. Accupril® é secretado no leite materno em pequenas quantidades. Devido a este fato, se estiver amamentando só use Accupril® com autorização do seu médico.
A habilidade de operar máquinas ou dirigir pode estar prejudicada especialmente no início do tratamento com Accupril®.
Accupril® pode interagir com lítio, tetraciclina, diuréticos (como a furosemida) e suplementos de potássio. Estes só devem ser utilizados com Accupril® se prescritos pelo seu médico. Sempre avise o seu médico todas as medicações que você toma quando ele for prescrever uma medicação nova. O médico precisa avaliar se as medicações reagem entre si alterando a sua ação, ou da outra; isso se chama interação medicamentosa.
Accupril® deve ser utilizado apenas sob supervisão médica.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.