Reações adversas accupril

ACCUPRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ACCUPRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ACCUPRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento com Accupril®, entre elas: dor de cabeça, tontura, tosse, fadiga (cansaço), náusea, vômitos, dores musculares, rinite, diarreia, dor no peito, dispepsia (má digestão), dispneia (dificuldade respiratória), dor nas costas, dor abdominal, faringite (inflamação da faringe), insônia, hipotensão (pressão baixa), parestesia (sensação anormal na pele como ardor, formigamento e coceira e sem motivo aparente) ou também: anemia hemolítica (diminuição do número de glóbulos vermelhos por destruição dos mesmos), trombocitopenia (diminuição das células de coagulação do sangue: plaquetas), reações anafilactoides (reação que parece alergia grave), depressão, nervosismo, sonolência, vertigem (tontura), ambliopia (diminuição da visão), angina pectoris (dor no peito, por doença do coração), palpitações, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), hipotensão postural (queda da pressão por mudança de postura)*, desmaio, vasodilatação, secura da boca ou da garganta, flatulência (excesso de gases no estômago ou intestinos), pancreatite (inflamação do pâncreas), alopecia (perda de cabelo), dermatite esfoliativa (descamação da pele)*, aumento da transpiração (suor), pênfigo (bolhas na pele e mucosas), reação de fotossensibilidade (sensibilidade exagerada da pele à luz), prurido (coceira), erupção cutânea (rash) (vermelhidão da pele), artralgia (dor nas articulações), infecção do trato urinário, impotência, edema (periférico e generalizado). Congênito, familiar e genético: (vide item 3. Quando não devo usar este medicamento? e 4. O que devo saber antes de usar este medicamento?). Eventos Raros: angioedema foi relatado em pacientes que receberam Accupril® (vide item 4. O que devo saber antes de usar este medicamento?). Embora raramente observadas com Accupril®, pneumonia eosinofílica (inflamação nos pulmões com aumento de um determinado tipo de células do sangue chamadas eosinófilos) e hepatite (inflamação do fígado) foram relatadas com outros inibidores da ECA (medicamentos que inibem a enzima conversora da angiotensina – ECA: tipo de proteína que é produzida pelos rins que leva a contração dos vasos e aumento da pressão arterial). Resultados de Exames Laboratoriais: raramente foram relatadas agranulocitose e neutropenia (vide item 4. O que devo saber antes de usar este medicamento?). Hipercalemia: (vide item 4. O que devo saber antes de usar este medicamento?). Ureia e Creatinina (substâncias eliminadas pela urina cujo aumento no sangue indica que há algum problema no funcionamento dos rins): foram observados aumentos nos níveis de creatinina e ureia dos pacientes em tratamento com Accupril®. É mais comum que ocorra aumentos em pacientes recebendo tratamento concomitante a diuréticos do que em pacientes recebendo apenas Accupril®. (vide item 4. O que devo saber antes de usar este medicamento?).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.