Posologia de exelon patch

EXELON PATCH com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de EXELON PATCH têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com EXELON PATCH devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Método de administração
Os adesivos transdérmicos devem ser aplicados uma vez ao dia sobre a pele limpa, seca, sem pelos, intacta, nas partes superior ou inferior das costas, no braço ou peito, em lugares que não sofrerão atritos com roupas apertadas. O adesivo deve ser substituído por um novo após 24 horas.

Importantes instruções de administração (pacientes e cuidadores devem ser instruídos)
-O adesivo do dia anterior deve ser removido antes de se aplicar um novo;
-O adesivo deve ser substituído por um novo após 24 horas. Somente um adesivo deve ser usado de cada vez (vide “Advertências e precauções” e “Superdose”);
-O adesivo não deve ser aplicado em locais da pele que estejam vermelhos, irritados ou cortados. Recomenda-se alterar o local de aplicação diariamente para evitar a uma potencial irritação, embora adesivos consecutivos possam ser aplicados no mesmo local anatômico (por exemplo, um outro ponto na parte superior das costas);
-O adesivo deve ser pressionado firmemente por pelo menos 30 segundos usando a palma da mão até que esteja bem colado;
-Se o adesivo cair, um novo deve ser aplicado durante o resto do dia, então ele deve ser substituído no horário habitual do dia seguinte;
-O adesivo pode ser usado em situações do dia-a-dia, inclusive no banho e nos dias de calor;
-O adesivo não deve ser exposto a qualquer fonte de calor externo (por exemplo luz solar excessiva, saunas) por longos períodos de tempo;
-O adesivo não deve ser cortado em pedaços;
-Lave as suas mãos com água e sabão após a remoção do adesivo. Em caso de contato com os olhos ou se os olhos tornarem-se vermelhos depois de manusear o adesivo, lave-os imediata e abundantemente com água abundante e procure um médico se os sintomas não forem resolvidos.

Posologia

Adesivos

Dose de
rivastigmina base

Taxa de liberação in vivo em
24 h de rivastigmina base

Exelon® Patch 5 9 mg 4,6mg
Exelon® Patch 10 18mg 9,5mg
Exelon® Patch 15 27mg 13,3mg



Dose inicial
O tratamento é iniciado com Exelon® Patch 5, uma vez ao dia.
Após no mínimo quatro semanas de tratamento, se bem tolerado, esta dose deve ser aumentada para Exelon® Patch 10, que é a dose efetiva recomendada.

Dose de manutenção
Exelon® Patch 10 é recomendado como dose diária de manutenção a qual pode ser continuada enquanto os efeitos benéficos estiverem presentes.
Respostas individuais à rivastigmina podem variar e alguns pacientes podem ter efeitos benéficos adicionais com doses mais altas. Aumentos subsequentes para Exelon® Patch 15 devem ser sempre baseados na boa tolerabilidade da dose atual, e devem ser considerados somente após um mínimo de quatro semanas de tratamento com cada nível de dose.

Interrupção do tratamento
-O tratamento deve ser temporariamente interrompido, se reações adversas gastrintestinais e/ou piora dos sintomas extrapiramidais existentes (por ex.: tremor) forem observadas, até que estas reações sejam solucionadas. O
tratamento com adesivo pode ser reiniciado com a mesma dose, se este não estiver sido interrompido por mais do que três dias. Caso contrário, o tratamento deve ser reiniciado com Exelon® Patch 5;
-Se os efeitos adversos persistirem na retomada da terapia, a dose deve ser temporariamente reduzida para a anterior melhor tolerada pelo paciente.

Transferência de pacientes em tratamento com cápsulas ou solução oral para o tratamento com adesivos
Pacientes tratados com Exelon® cápsulas ou solução oral podem ser transferidos para Exelon® Patch, conforme segue:
-Um paciente que está recebendo uma dose < 6 mg/dia de rivastigmina via oral, pode ser transferido para Exelon®Patch 5;
-Um paciente que está recebendo uma dose de 6 a 12 mg/dia de rivastigmina via oral, pode ser diretamente transferido para Exelon® Patch 10.
É recomendado que a aplicação do primeiro adesivo seja feita um dia após a última dose oral.

População especial:
– Pacientes pesando menos de 50 kg
Deve-se ter cautela na titulação destes pacientes uma vez que eles podem apresentar mais reações adversas. Cuidadosamente titular e monitorar esses pacientes para as reações adversas (por exemplo, náusea ou vômito excessivo) e considerar a redução da dose se as reações adversas ocorrerem (vide “Advertências e precauções”).

– Insuficiência hepática
Devido ao aumento da exposição na insuficiência hepática leve a moderada, como observado com a formulação oral, devem ser seguidas rigorosamente as recomendações de posologia na titulação, de acordo com a tolerabilidade individual. Pacientes com insuficiência hepática clinicamente significativa podem apresentar mais reações adversas dose-dependentes.Pacientes com insuficiência hepática grave não foram estudados. Cuidado especial deve ser tomado na titulação destes pacientes (vide “Advertências e precauções” e “Características farmacológicas – Farmacocinética”).

– Pacientes idosos
A idade não tem impacto na exposição da rivastigmina em pacientes portadores da doença de Alzheimer tratados com Exelon® Patch.

– Insuficiência renal
Não é necessário ajuste de dose em pacientes com disfunção renal (vide “Características farmacológicas – Farmacocinética”).

Pacientes pediátricos
Crianças e adolescentes (abaixo de 18 anos): o uso de rivastigmina não é recomendado em crianças.

Este medicamento não deve ser cortado.