Advertências femina

FEMINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FEMINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FEMINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os anticoncepcionais orais contendo estrogênio/progestagênio podem afetar a qualidade e reduzir a quantidade do leite materno.
Uma pequena quantidade das substâncias ativas pode ser excretada através do leite materno.
Se ocorrerem quaisquer sinais de processos tromboembólicos, o tratamento deverá ser interrompido imediatamente.
O tabagismo aumenta o risco de doenças vasculares e esse risco é acentuado com a idade. Além disso, esse risco é provavelmente um pouco maior nas usuárias de anticoncepcionais orais contendo estrogênios em relação às não-usuárias. Sendo assim, as mulheres com idade acima de 35 anos devem ser orientadas a parar de fumar, caso queiram utilizar esses produtos.
Nas pacientes fazendo uso de medicamentos contendo estrogênios, o risco de trombose venosa profunda pode aumentar temporariamente, ao serem submetidas à cirurgia de grande porte ou imobilização prolongada, portanto deve-se suspender a medicação por pelo menos 30 dias antes.
Na presença de veias varicosas importantes, os benefícios dos medicamentos com estrogênios deverão ser avaliados contra os possíveis riscos.
O tratamento com FEMINA deverá ser interrompido, caso os resultados dos testes de função hepática se tornem anormais.
Muito raramente têm sido descritos adenomas de células hepáticas em usuárias de anticoncepcionais orais. O adenoma pode se apresentar como uma massa abdominal e/ou com sinais e sintomas de dor abdominal aguda. Caso a paciente apresente dor abdominal ou sinais de sangramento intra-abdominal, deve-se considerar a presença de adenoma celular hepático hemorrágico.
Ocasionalmente, verifica-se cloasma durante o uso de medicamentos contendo estrogênio e/ou progestagênio, especialmente em mulheres com antecedentes de cloasma gravídico. As mulheres com tendência a cloasma devem evitar exposição ao sol durante o tratamento com esses medicamentos.
Durante o uso de anticoncepcionais contendo estrogênios e progestagênios poderá ocorrer depressão. Caso isto se acompanhe de distúrbio no metabolismo do triptofano, a administração de cloridrato de piridoxina poderá ter valor terapêutico decorrente da deficiência de piridoxina (vitamina B6).
O uso de esteroides pode influenciar os resultados de determinados testes laboratoriais.
Recomenda-se exames médicos periódicos durante o tratamento prolongado com medicamentos contendo estrogênios e/ou progestagênios.
As pacientes portadoras de qualquer das seguintes condições deverão ser monitorizadas: insuficiência cardíaca latente ou manifesta, disfunção renal, hipertensão, epilepsia ou enxaqueca (ou antecedentes dessas condições), pois pode ocorrer agravamento ou recorrência dessas doenças ou eventualmente podem ser induzidas.
Drepanocitose, pois sob certas circunstâncias, como por exemplo, durante infecção ou anóxia, os medicamentos contendo estrogênios podem induzir processos tromboembólicos em pacientes com essas condições.
Doenças ginecológicas sensíveis à ação estrogênica, como por exemplo, fibromiomas uterinos, os quais podem aumentar de tamanho e endometriose, que pode se agravar durante o tratamento com estrogênio.
O uso de anticoncepcionais orais contendo estrogênio e progesterona pode aumentar o risco de trombose e de doença tromboembólica.
Tal risco não tem relação com o tempo de uso da medicação, e desaparece após parada de uso da mesma.
O uso de contraceptivo hormonal oral combinado pode influenciar os resultados de alguns exames laboratoriais incluindo testes hepáticos (diminuição da bilirrubina e da fosfatase alcalina), de tireoide (aumento dos níveis totais de T3 e T4 devido ao aumento da globulina de ligação ao hormônio tireoidiano – TBG- e diminuição da captação de T3 livre), adrenal (aumento do cortisol plasmático, aumento da globulina de ligação do cortisol, diminuição do DHEAS), função renal (aumento da creatinina plasmática e depuração de creatinina), concentração de pro teínas carreadoras de hormônios, proteínas relacionadas com a fibrinólise e parâmetros de coagulação (aumento da protrombina e dos fatores VII, VIII, IX e X; redução da antitrombina 3).

CONFIABILIDADE REDUZIDA
Quando FEMINA é tomado de acordo com as instruções de uso, a ocorrência de gravidez é altamente improvável. Entretanto, a confiabilidade dos anticoncepcionais orais pode ser reduzida quando:
• os comprimidos não são tomados de acordo com as instruções de uso como, por exemplo, esquecimento da ingestão de um ou mais comprimidos.
• ocorrerem distúrbios gastrintestinais como diarreia e/ou vômitos dentro de até 4 horas após a ingestão do comprimido.
• administração concomitante de outros medicamentos. (Vide item Interações Medicamentosas).
• forem utilizados outros medicamentos em conjunto, tais como: antibióticos, barbitúricos, anticonvulsivantes e, possivelmente, produtos fitoterápicos contendo Hypericum perforatum (erva de São João ou St. John’s wort).
Caso não ocorra sangramento de privação (período de pausa de 7 dias) e nenhuma das circunstâncias mencionadas acima estiver presente, a gravidez será altamente improvável e o uso de anticoncepcional oral pode ser continuado. Se, no entanto, qualquer uma destas eventualidades ocorrer, deve-se interromper a ingestão dos comprimidos e excluir a presença de gravidez, antes de retornar ao uso do anticoncepcional oral.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Categoria de risco de uso na Gestação: X
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
O contraceptivo hormonal combinado oral não deve ser administrado à mulheres em amamentação até 6 semanas de pós-parto. O uso durante a amamentação após esse período pode levar à alteração da produção e/ou composição do leite.

USO PEDIÁTRICO E GERIÁTRICO
Este produto é indicado para mulheres em idade reprodutiva, sendo contraindicado em crianças e idosos.