Advertências fenaflan emugel

FENAFLAN EMUGEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FENAFLAN EMUGEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FENAFLAN EMUGEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A probabilidade de eventos adversos sistêmicos ocorrer com a aplicação tópica de diclofenaco dietilamônio é baixa, mas não deve ser excluída quando diclofenaco dietilamônio for aplicado em áreas de pele relativamente extensas e por um período de tempo prolongado.
Evitar aplicar Fenaflan®, em grandes áreas da pele ou por período mais longo do que o recomendado, a não ser quando recomendado pelo médico.
Fenaflan® deve ser aplicado somente sobre a pele intacta (ausência de feridas abertas ou escoriações). Descontinue o tratamento, se a pele desenvolver urticária ou erupções cutâneas após a aplicação do produto.
Evitar o contato do produto com os olhos e as mucosas. Fenaflan® não deve ser ingerido. Lavar as mãos após usar Fenaflan®, a menos que as mãos sejam a área em tratamento.
Embora faixas comumente utilizadas em lesões do tipo entorses possam até ser utilizadas, Fenaflan® não deve ser utilizado com bandagens oclusivas que não permitam a passagem de ar para a região da lesão.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, estando contraindicado durante o último trimestre da gravidez, pois pode causar danos à futura criança ou pode causar problemas no nascimento.

A probabilidade de efeitos adversos sistêmicos com o uso do diclofenaco tópico é baixa, se comparada com a frequência observada em pacientes que utilizam diclofenaco por via oral. Entretanto, se Fenaflan® for aplicado em uma área relativamente extensa de pele, por um período de tempo prolongado, a possibilidade de efeitos adversos sistêmicos não pode ser descartada. No caso do uso de Fenaflan® ser planejado desta maneira, solicita-se que as informações válidas para as formas sistêmicas de diclofenaco sejam prontamente consultadas.
Fenaflan® contém propilenoglicol, o qual poderá causar irritação localizada e de intensidade leve na pele de algumas pessoas.

Efeitos na habilidade de dirigir e/ou operar máquinas: A aplicação tópica deste medicamento não tem influência na habilidade de dirigir e/ou operar máquinas.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco
Idosos: A dose usual de adultos pode ser usada por idosos.

Crianças: A segurança e eficácia do diclofenaco, independente da formulação farmacêutica, não foi ainda estabelecida em crianças. Assim sendo, com exceção de casos de artrite juvenil crônica, o uso do diclofenaco não é recomendado em crianças de idade inferior a 14 anos.

Gravidez: este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez, especialmente durante o terceiro trimestre da gravidez. Nesse período, o uso de diclofenaco ou outros inibidores de prostaglandinas intetase pode resultar em fechamento prematuro do ducto arterial ou em inércia uterina.
Os estudos em animais não demonstraram qualquer efeito prejudicial direto ou indireto sobre a gravidez, no desenvolvimento embrionário / fetal, no parto ou no desenvolvimento pós-natal.

Lactação: Não são previstas quantidades mensuráveis da substância ativa no leite das lactantes. Entretanto, este medicamento não deve ser aplicado a extensas áreas da pele, ou por período de tempo superior a uma semana.
O uso de Fenaflan® não é recomendado durante a amamentação.

Fertilidade: Não existem dados disponíveis sobre o uso de formulações tópicas de diclofenaco e os seus efeitos na fertilidade em seres humanos.

Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos de idade, a não ser em casos de artrite juvenil crônica.