Características farmacológicas ferronil

FERRONIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FERRONIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FERRONIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades Farmacodinâmicas: O ferro é um componente essencial da mioglobina de enzimas que contém heme como citocromos, catalase,peroxidase, e de metaloflavoproteínas como a xantina oxidase e a enzima mitocondrial glicerofosfato oxidase. O ferro também serve como cofator de várias enzimas essenciais. Adeficiência de ferro pode afetar o metabolismo no músculo, independente do efeito da anemia na oferta de oxigênio. O ferro é um elemento que tem sua absorção controlada a fim d e evitar seu excesso. No entanto, a
eficiência desse controle depende da concentração e quantidade diária ofertada ao indivíduo. Em condições normais há uma absorção de aproximadamente 1g de ferro por dia. Propriedades Farmacocinéticas: Cerca de 20% do sulfato ferro é constituído de ferro. Este sal é considerado padrão para correção da anemia ferropriva. Após a administração oral, o pico de concentração plasmática de ferro é atingido em cerca de duas horas. A sua meia-vida é de cerca de seis horas.