Características farmacológicas figatil

FIGATIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FIGATIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FIGATIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os princípios ativos contidos nas folhas de Cynara scolymus L. e de Peumus boldus Molina (cinarina e boldina, respectivamente) atuam aumentando a secreção e o fluxo biliar, intensificando a diurese e favorecendo a eliminação do colesterol, ajudando a regularizar as funções digestivas. Assim, pela sua composição, Figatil® facilita a digestão e inibe o fator espasmódico, normaliza o ritmo das necessidades fisiológicas, regularizando as funções intestinais.

Farmacodinâmica:
A administração oral aguda de Figatil® aumenta o fluxo biliar (atividade colagoga) e o uso crônico aumenta a produção de bile (atividade colerética). Por isso, a ingestão de uma dose única de Figatil® produz um grande fluxo biliar pela atividade colagoga, que é, indiretamente estimulada pela contração da vesícula biliar. Já sua administração repetida aumenta a produção de bile pela vesícula biliar.