Posologia de filgrastim

FILGRASTIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FILGRASTIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FILGRASTIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Pacientes submetidos a quimioterapia mielossupressora
A dose recomendada de Filgrastim é de 0,5 MUI (5 mcg)/kg/dia. A dose inicial de F ilgrastim deve ser administrada apenas 24 horas após a quimioterapia citotóxica. O Filgrastim é administrado por via subcutânea ou intravenosa (30 minutos). Deve-se continuar a administração diária de Filgrastim até que a contagem de neutrófilos tenha se normalizado após superar o nadir de neutrófilos esperado. Em geral o tempo de tratamento é de 14 dias, podendo variar de acordo com o tipo, dose e protocolo da quimioterapia citotóxica aplicada. Os pacientes submetidos a quimioterapia citotóxica apresentam um aumento típico e transitório dos neutrófilos 1-2 dias após o início do tratamento com Filgrastim. Entretanto, para manter a resposta terapêutica, o tratamento com Filgrastim não deve ser interrompido até que a contagem de neutrófilos tenha se normalizado após superar o nadir de neutrófilos esperado. A descontinuação prematura do tratamento com Filgrastim antes de alcançar o nadir neutrofílico não é recomendada.
Se necessário, pode-se aumentar a dose em incrementos de 5 mcg/kg por cada ciclo de quimioterapia.

Pacientes submetidos a transplante autólogo de medula óssea
A dose inicial recomendada de Filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por via intravenosa
(foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24 horas) ou subcutânea
(24 horas), usualmente por até 21 dias, começando 2 a 4 horas após a infusão da medula óssea, mas não antes de 24 horas após a última dose de quimioterapia. Não se conhece a eficácia e segurança da administração de Filgrastim durante períodos superiores a 28 dias neste grupo de pacientes.
Uma vez superado a contagem mais baixa das células de defesa, quando a mesma retorna a níveis de 1,0 x 109/l, a dose diária de Filgrastim pode ser reduzida para 0,5 MUI (5 mcg)/kg/dia.
Se a contagem dos neutrófilos exceder 1,0 x 109/l por mais de três dias consecutivos, a terapia com Filgrastim deve ser descontinuada. Se a contagem de neutrófilos diminuir para abaixo deste valor, pode-se manter a dose em 5 mcg/kg/ dia.
Se a contagem de neutrófilos diminuir para menos de 1,0 x 109/l, enquanto o paciente recebe uma dose de 5 mcg/kg/dia, esta pode ser aumentada para 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia.

Pacientes com neutropenia crônica grave
Neutropenia congênita
A dose recomendada é de 1,2 MUI (12mcg)/kg/dia em uma única dose ou em doses divididas por via subcutânea. Ajustar de acordo com a resposta obtida.

Neutropenia cíclica ou idiopática
A dose recomendada é de 0,5 MUI (5 mcg)/kg/dia. É necessário realizar ajustes periódicos da dose para manter a contagem de neutrófilos entre 1.500 e 10.000 neutrófilos/mm3.

Pacientes com neutropenia associada a AIDS
A dose inicial recomendada é de 0,1 MUI (1mcg)/kg/dia, aumentando, se necessário, até que a contagem de neutrófilos alcance valores normais (usualmente até um máximo de 0,4MUI/kg/dia). Em seguida, ajustar a dose até manter a contagem de neutrófilos dentro dos valores normais.