Superdosagem filgrastim

FILGRASTIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FILGRASTIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FILGRASTIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em pacientes com câncer que recebem Filgrastim como complemento da quimioterapia
mielossupressora, recomenda-se evitar o risco potencial de leucocitose excessiva. Deve-se descontinuar o Filgrastim se a contagem das células de defesa superar os 10 x 109/l, após ter alcançado o ponto de maior redução das células de defesa induzido por quimioterapia. O uso de Filgrastim além de 10 x 109/l, pode não resultar em nenhum benefício clínico adicional.
Não foi determinada a dose máxima tolerada de Filgrastim. Em alguns casos, a administração de doses de até 70 mcg/kg/dia de Filgrastim foram eficazes e bem toleradas.

Efeitos clínicos da superdose
Não são conhecidos os efeitos da superdose de Filgrastim.
Baseados na sua relevância clínica foram selecionados os seguintes efeitos potenciais (possíveis sinais e sintomas entre parênteses):

Agudos e crônicos
Calafrios; dispneia (falta de ar); leucocitose excessiva – geralmente assintomática; febre; dor de cabeça; mal estar; náuseas; erupção cutânea; taquicardia (batimentos acelerados).

Tratamento da superdose
Em geral, a interrupção do tratamento com Filgrastim é acompanhada de uma diminuição de 5% das células de defesa circulantes em um período de 1 a 2 dias, com normalização em um período de 1 a 7 dias.
Devem ser realizados estudos da função respiratória e contagem de leucócitos. Diante de uma eventual superdose procurar o hospital mais próximo ou se comunicar com o CEATOX.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 7226001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.