Interações medicamentosas finasterida 5mg

FINASTERIDA 5mg com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FINASTERIDA 5mg têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FINASTERIDA 5mg devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não foram identificadas interações medicamentosas de importância clínica. A finasterida comprimido revestido não parece afetar significativamente o sistema metabolizador de drogas ligado ao citocromo P-450.
Os compostos testados no homem incluem propranolol, digoxina, gliburida, varfarina, teofilina e antipirina.

OUTRAS TERAPIAS CONCOMITANTES:
Embora não tenham sido realizados estudos específicos de interação, finasterida comprimido revestido foi utilizado em estudos clínicos concomitantemente com inibidores da ECA, alfabloqueadores, betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio, nitratos, diuréticos, antagonistas H2, inibidores da HMG-CoA redutase, anti-inflamatórios não-esteróides, quinolonas e benzodiazepínicos, sem evidências de interações adversas clinicamente significativas.

Interação alimentares
Não existe nenhum dado na literatura que comprove a interação deste medicamento com alimentos.

Efeitos Colaterais e Reações adversas
A finasterida comprimido revestido é bem tolerado. Em estudos clínicos os seguintes efeitos adversos foram considerados pelo pesquisador como possivelmente, provavelmente ou definitivamente relacionados à droga e que ocorreram com freqüência maior do que 1% e maior do que a do placebo: impotência (3,7% para finasterida, 1,1% para placebo), diminuição da libido (3,3%, 1,6%) e diminuição do volume de ejaculação (2,8%, 0,9%). Em outro estudo, o perfil dos efeitos adversos em aproximadamente 1.100 pacientes tratados com 5 mg/dia de finasterida comprimido revestido durante 24 meses em 400 pacientes tratados por 36 meses e em 50 pacientes tratados por 48 meses foi semelhante aos descritos acima. Não há evidência de aumento de efeitos adversos com aumento da duração do tratamento com finasterida comprimido revestido. A incidência de efeitos colaterais sexuais relacionados à droga com aumento do tempo de tratamento diminuíram ao longo do tempo e em mais de 60% dos pacientes que apresentaram esses efeitos adversos o problema foi solucionado com a continuidade da terapia
Os seguintes efeitos colaterais também podem ocorrer: aumento do volume e da sensibilidade das mamas; reações de hipersensibilidade, incluindo edema labial e erupções cutâneas.

Alteração de Exames Laboratoriais
Ao avaliar as determinações laboratoriais de PSA, deve-se considerar o fato de que pacientes tratados com finasterida comprimido revestido têm os níveis de PSA reduzidos. Não foram observadas outras diferenças em padrões de parâmetros laboratoriais em pacientes tratados com placebo e com finasterida.
A concentração sérica de PSA está correlacionada à idade do paciente e ao volume da próstata, e o volume da próstata está correlacionado com a idade do paciente. Quando se avaliam as determinações laboratoriais da PSA deve-se considerar que os níveis de PSA em geral decrescem em pacientes tratados com finasterida (veja PRECAUÇÕES, câncer da próstata). Na maioria dos pacientes observa-se rápida redução nos níveis da PSA nos primeiros meses de terapia, quando esses níveis se estabilizam para um novo valor basal. Os valores basais pós-tratamento são próximos da metade dos valores anteriores ao tratamento. Esse decréscimo é previsível ao longo de toda a faixa de valores da PSA, embora possa variar de indivíduo para indivíduo. Contudo, em pacientes típicos tratados com finasterida comprimido revestido por seis meses ou mais, os valores da PSA devem ser dobrados para efeito de comparação com as faixas normais em homens não tratados. Há sobreposição considerável nos níveis de PSA entre homens com e sem câncer da próstata. Contudo, em homens com HPB, os valores da PSA dentro da faixa normal de referência não excluem a ocorrência de câncer da próstata, independentemente de tratamento com a finasterida.
Dados científicos informam que com base em uma comparação dos níveis da PSA entre homens cujo diagnóstico de câncer da próstata tenha sido feito durante o tratamento com finasterida comprimido revestido (n = 10) e em homens com diagnóstico de câncer da próstata durante o tratamento com finasterida comprimido revestido, a habilidade para se diferenciar entre HPB e câncer não foi adversamente afetada pelo tratamento com finasterida comprimido revestido.