Resultados de eficácia flancox

FLANCOX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLANCOX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLANCOX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Mejjad e col. avaliaram a eficácia do etodolaco (300 mg) na deambulação em pacientes com osteoartrose de quadril unilateral. A velocidade de deambulação foi 3 horas mais rápida após fazer uso do etodolaco, mas não com placebo. A redução da dor no grupo que fez uso do etolaco contribuiu para a melhora da deambulação. (Mejjad O, Favre S, Dujardin F, Thomine J, Le Loët X, Weber J. Efficacy of etodolac on gait in hip osteoarthritis as assessed by Bessou’slocometer: a randomized, crossover, double-blind study versus placebo. Groupe de Recherche sur le Handicap de L’appareil Locomoteur. Osteoarthritis Cartilage. 2000 May;8(3):230- 5.0).

Um estudo multicêntico avaliou a eficácia de etodolaco em 88 pacients com hérnia discal lombar. Após avaliações em 1 e 2 semanas de tratamento, a melhora global foi acentuada em 5 a 13 % , respectivamente. Melhora moderada ocorreu em 31 % e 54 % e melhora leve em 82 % e 84 % , em 1 e 2 semanas, respectivamente.
O único evento adverso relatado foi a ocorrência de dor gástrica em 1 paciente. Foi conluído que o etodolaco é efetivo e bem tolerado no tratamento da hérnia discal lombar. (Hatori M, Kokubun S. Clinical use of etodolac for the treatment of lumbar disc herniation.Curr Med Res Opin. 1999; 15(3):193-201.)

Outro estudo de Todesco e col. avaliou 315 pacientes com mais de 60 anos com Osteoartrose em fase ativa, a maioria com condições patológicas concomitantes de vários órgãos e sistemas e com vários tratamentos combinados, ou seja, mais exposta a ocorrência de eventos adversos. Os pacientes foram tratados com 300 mg 2 vezes ao dia. Foi também avaliado o impacto do tratamento na função cognitiva e humor. Todas as avaliações clínicas revelaram uma melhora altamente significativa após o etodolaco. Melhora significante foi encontrada também no item de humor e os pacientes menos idosos apresentaram melhora na função cognitiva após o tratamento com etodolaco. Apenas 30 pacientes (9,5 %) demonstraram efeitos adversos com interrupção do tratamento em 10 casos (3,17%). Em todos os casos, as reações adversas não deixaram sequelas. Exames laboratoriais realizados ao final do estudo demonstraram valores normais, sem diferença estatisticamente significante dos exames iniciais. Pesquisa positiva de sangue oculto nas fezes após o tratamento ocorreu em apenas 6 pacientes (2 %). Como conclusão, etodolaco demonstrou ser um tratamento eficaz e bem tolerado em pacientes idosos de risco com doença degenerativa articular ativa. (Todesco S, Del Ross T, Marigliano V, Ariani A. Efficacy and tolerability of etodolac in aged patients affected by degenerative joint disease (osteoarthritis) in its active phase. Int J Clin Pharmacol Res. 1994;14(1):11-26.)