Bula para paciente flatex

FLATEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLATEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLATEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é indicado para os casos de formação de gases no estômago e nos intestinos que ocasionam eructação (arrotos), flatulência (gases intestinais), empachamento (sensação de estômago cheio antes das refeições), estufamento, aerofagia (engolir o ar) pós-operatória, gases, meteorismo (aumento do abdômen devido ao acúmulo de gases).

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
FLATEX é um medicamento de uso oral, o qual age diminuindo a formação de gases tanto no estômago quanto nos intestinos combatendo o mal-estar devido ao acúmulo de gases no tubo digestivo.
Seu início de ação é observado em alguns minutos após sua administração.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado para pacientes hipersensíveis aos componentes da fórmula.
Não existem condições que impeçam o uso deste medicamento. Entretanto, se você é portador de qualquer doença séria, está grávida ou amamentando, há necessidade de acompanhamento médico.

Uso na gravidez e amamentação – Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
A simeticona é uma mistura de silicones que agem no estômago e intestino pela alteração da tensão superficial dos gases, provocando a união das bolhas. A junção da simeticona com as bolhas de gás acelera a passagem do mesmo através do intestino ocorrendo a eliminação dos gases. A simeticona não é absorvida. Após administração oral é eliminada na forma inalterada pelas fezes.
Não tome doses maiores do que a indicada nesta bula. Não tome este medicamento se anteriormente apresentou reação alérgica aos seus constituintes.

Uso na gravidez e amamentação – Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.

Interações Medicamentosas: Não há relatos de ocorrência de interações clinicamente relevantes.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O comprimido de FLATEX é circular, plano, de cor branca amarelado, com “F” em uma das faces e liso da outra.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
USO ORAL USO ADULTO
Adultos: 1 comprimido, 3 vezes ao dia juntamente com as refeições. Devem ser engolidos com auxílio de um copo de água ou podem ser mastigados.
Não exceder a dosagem de 500 mg/dia ou 6 comprimido s.
A duração do tratamento deve ser feita até o alívio sintomático dos gases. O uso do medicamento após o alívio sintomático somente deve ser feito somente obs orientação médica.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião – dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
No caso de esquecimento de administração, reintroduzir a medicação respeitando os horários e não ultrapassando a dose diária recomendada até o alívio dos sintomas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Não são conhecidas as reações indesejáveis deste medicamento uma vez que não é absorvido pelo organismo.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Não existem relatos de superdose acidental com simeticona. Como muito raramente pode ocorrer constipação intestinal quando se usa doses muito elevadas de simeticona, é possível a ocorrência deste sintoma. O tratamento deve ser sintomático.