Características farmacológicas flavonid

FLAVONID com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLAVONID têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLAVONID devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades Farmacodinâmicas: Venotônico e vasculoprotetor. Farmacologia:
FLAVONID exerce uma ação sobre o sistema vascular d e retorno da seguinte maneira: – nas veias, diminui a distensibilidade venosa e reduz a estase venosa;
– na microcirculação, normaliza a permeabilidade capilar e reforça a resistência capilar;
– ao nível linfático: aumento da drenagem linfática por diminuir a pressão intra-linfática e aumentar o número de linfáticos funcionais, promovendo uma maior eliminação do líquido intersticial.

Efeitos Farmacodinâmicos:
– Relação dose-efeito:
A relação dose-efeito estatisticamente significativa foi comprovada para os seguintes parâmetros pletismográficos venosos: capacidade venosa, distensibilidade venosa e tempo de esvaziamento venoso. A faixa de dose-feito ideal é obtida com a dose diária de 1000mg de FLAVONID na forma de comprimidos revestidos (Amiel, 1987).

Tempo para atividade:
O tempo para início da ação é de 2 horas após uma administração única de 1000mg de FLAVONID comprimidos com significante diminuição (p<0,001) para distensibilidade venosa e tempo de esvaziamento venoso quando comparado ao placebo (Amiel, 1985).

Propriedades Farmacocinéticas:
Após administração por via oral de FLAVONID, verifica-se:
– rápida absorção pela mucosa digestiva;
-meia-vida de eliminação de 11 horas com excreção essencialmente fecal (80%) e urinária de aproximadamente 14%;
– forte metabolização que é evidenciada pela presença de diferentes fenóis ácidos na urina.