Bula para paciente flixotide diskus

FLIXOTIDE DISKUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLIXOTIDE DISKUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLIXOTIDE DISKUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento
FLIXOTIDE® está indicado no tratamento da asma em adultos e crianças e no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Cuidados de armazenamento
Mantenha o medicamento na embalagem original, em local seco e em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Prazo de validade
O prazo de validade é de 18 meses, contados a partir da data de fabricação que encontra-se impressa na embalagem externa do produto, juntamente com o número do lote. Não utilize medicamentos que estejam fora do prazo de validade, pois o efeito desejado pode não ser obtido.

Gravidez e lactação
Informe seu médico da ocorrência de gravidez ou se está amamentando, na vigência do tratamento ou após o seu término.

Cuidados de administração
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Instruções de uso
Antes de usar seu FLIXOTIDE® Diskus, leia atentamente as instruções abaixo.

FECHADO
Ao retirar seu inalador diskus do cartucho, ele se encontrará na posição fechada.

ABERTO
Um inalador diskus novo contém 60 doses, cuidadosamente medidas, na forma de pó, higienicamente protegidas. Não requer manutenção, nem troca de refil. O indicador de dose, localizado na parte superior do dispositivo, informa quantas doses ainda restam. Os números de 1 a 5 aparecerão na cor vermelha para alertá-lo de que restam apenas algumas doses.
1. Para abrir seu inalador diskus, segure a tampa com uma das mãos e ponha o polegar da outra mão na depressão do inalador, como indicado na figura. Gire a peça com o dedo polegar até ouvir um “click”.

2. Segure o inalador diskus com o bocal à sua frente. Empurre a alavanca na posição indicada até ouvir um segundo “click”. Seu inalador diskus está pronto para ser usado. Toda vez que a alavanca for empurrada, uma nova dose estará disponível para inalação, o que é mostrado pelo contador de doses. Não empurre a alavanca desnecessariamente, pois novas doses serão desperdiçadas.

3. Antes de inalar a dose, leia atentamente este item.
– Mantenha seu inalador diskus distante da boca. Expire (jogue o ar para fora dos pulmões) o máximo que você puder. Lembre-se: nunca expire dentro do diskus.
– Coloque o bocal do inalador diskus em seus lábios. Inale (puxe o ar para dentro dos pulmões) o mais uniforme e profundamente possível, sempre através do diskus, nunca pelas narinas.
– Retire o inalador diskus da boca.
– Prenda sua respiração por cerca de 10 segundos, ou pelo período de tempo que lhe for confortável.
– Expire lentamente.

4. Para fechar o inalador diskus, coloque seu polegar na depressão do aparelho e gire a peça na direção indicada. Ao fechar seu inalador diskus, você ouvirá um “click” e a alavanca voltará a posição inicial. Seu inalador diskus encontra-se pronto para ser utilizado novamente. Caso sejam indicadas duas inalações consecutivas, você deve fechar seu inalador diskus e repetir todas as etapas acima mencionadas.

Lembre-se
Mantenha seu inalador diskus seco.
Mantenha-o fechado quando não estiver sendo usado e fora do alcance de crianças.
Nunca expire dentro do inalador diskus.
Não empurre a alavanca desnecessariamente, pois novas doses serão desperdiçadas.
Não exceda a dose prescrita pelo seu médico.

Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A interrupção abrupta deste medicamento pode acarretar problemas de saúde.

Reações adversas
Informe seu médico do aparecimento de reações desagradáveis, tais como candidíase (sapinho) na boca e na garganta, rouquidão e dificuldade de respirar após o uso do medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Uso concomitante com outras substâncias
Informe seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Contraindicações
O uso de FLIXOTIDE® é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.

Habilidade de dirigir e operar máquinas
Atualmente, não existem dados disponíveis que sugiram que o FLIXOTIDE® influencie a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.