Reações adversas flixotide diskus

FLIXOTIDE DISKUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLIXOTIDE DISKUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLIXOTIDE DISKUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas estão listadas abaixo por classe de sistema orgânico e frequência. A convenção abaixo tem sido utilizada para a classificação das frequências das reações adversas:
muito comum (≥ 1/10); comum (≥ 1/100 e < 1/10); incomum (≥ 1/1.000 e < 1/100); rara (≥ 1/10.000 e < 1/1.000); muito rara (< 1/10.000), incluindo relatos isolados. Reações comuns, muito comuns e incomuns são geralmente determinadas a partir de dados de estudos clínicos. Reações raras e muito raras são geralmente determinadas a partir de relatos espontâneos.

Infecções e infestações
Muito comum: candidíase da boca e garganta.
Em alguns pacientes pode ocorrer candidíase da boca e garganta (sapinho). Tais pacientes podem ter alívio fazendo lavagem da boca com água, após o uso do produto. A candidíase sintomática pode ser tratada com terapia antifúngica tópica, sem descontinuar o uso do FLIXOTIDE®.
Comum: Pneumonia em pacientes com DPOC.

Distúrbios do sistema imune
Reações de hipersensibilidade com as seguintes manifestações têm sido relatadas.
Incomum: reações de hipersensibilidade cutânea.
Muito raro: angioedema (normalmente edema facial e orofaringeo), sintomas respiratórios (dispneia ou broncoespasmo) e reações anafiláticas.

Distúrbios endócrinos
Possíveis efeitos sistêmicos (veja Precauções e advertências):
Muito raro: síndrome de Cushing, supressão adrenal, retardo do crescimento, redução da densidade mineral óssea, catarata e glaucoma.

Distúrbios do metabolismo e nutrição
Muito raro: hiperglicemia.

Distúrbios psiquiátricos
Muito raro: ansiedade, distúrbios do sono e mudanças comportamentais, incluindo hiperatividade e irritabilidade (predominantemente em crianças).

Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastínicos
Comum: rouquidão.
Em alguns pacientes, o propionato de fluticasona pode ocasionar rouquidão, que pode ser controlada com a lavagem da boca com água imediatamente após a inalação.
Muito raro: broncoespasmo paradoxal.

Como em outras terapias inalatórias, pode ocorrer broncoespasmo paradoxal, com consequente aumento imediato na dificuldade de respirar, após a dose. Este quadro deve ser imediatamente revertido com o uso de um bronco dilatador de ação rápida, por via inalatória. Nestes casos, o uso de FLIXOTIDE® deve ser imediatamente interrompido e, caso seja necessário, uma terapia alternativa deve ser instituída.