Bula para paciente flixotide spray

FLIXOTIDE SPRAY com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLIXOTIDE SPRAY têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLIXOTIDE SPRAY devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: Flixotide® Spray é indicado para o tratamento da asma em adultos e crianças e para o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Cuidados no armazenamento: mantenha o produto na embalagem original. Flixotide® Spray deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). A lata de Flixotide® Spray não deve ser colocada em refrigerador e também não deve ser perfurada, quebrada ou incinerada, mesmo quando aparentemente vazia. Proteger da luz solar e do congelamento..
Após o uso, recoloque a tampa do bocal firmemente e prenda-a na posição.
Prazo de validade: o prazo de validade é de 24 meses, contados a partir da data de fabricação, que se encontra impressa na embalagem externa do produto, juntamente com o número do lote. Não utilize medicamentos que estejam fora do prazo de validade, pois o efeito desejado pode não ser obtido.
Gravidez e lactação: informe seu médico se, durante o tratamento ou depois que ele terminar, ocorrer gravidez ou você estiver amamentando.
Cuidados na administração: siga a orientação médica, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Instruções de uso:
Antes de usar Flixotide® Spray, leia atentamente as instruções abaixo.
Teste do inalador
Antes de usá-lo pela primeira vez, ou caso o inalador não tenha sido usado por uma semana ou mais, remova o protetor do bocal, apertando delicadamente as laterais do protetor. Agite bem o inalador e libere um jato de ar para certificar-se de que o aparelho funciona.
Uso do inalador
1. Remova a tampa do bocal, apertando gentilmente suas laterais.

Verifique se há partículas estranhas no interior e no exterior do inalador, inclusive do bocal.
Agite bem o inalador para garantir que qualquer partícula estranha seja removida e para misturar seu conteúdo de maneira uniforme.
2. Segure o inalador na posição vertical entre o indicador e o polegar, com o polegar na base, abaixo do bocal. Expire (jogue o ar para fora dos pulmões) lentamente, até não poder expelir mais ar dos pulmões.

3. Coloque o bocal do inalador entre os lábios (ou no espaçador, se assim tiver sido prescrito por seu médico), ajustando-o bem, sem morder.
Em seguida, comece a inspirar (puxar o ar para dentro dos pulmões) pela boca e pressione firmemente o inalador entre o indicador e o polegar para liberar o aerossol, inspirando regular e profundamente.
4. Enquanto segura a respiração, retire o inalador da boca. Continue prendendo a respiração por tanto tempo quanto for confortável.

5. Para liberar o segundo jato, mantenha o inalador na posição vertical e espere cerca de meio minuto antes de repetir os passos 2 a 4. Após o uso, recoloque a tampa do bocal empurrando-a firmemente e prendendo-a na posição.

IMPORTANTE
Não apresse a execução das etapas 3 e 4. É importante que você comece a inspirar o mais lentamente possível, imediatamente antes de acionar o inalador. Pratique em frente a um espelho nas primeiras vezes. Se perceber que sai uma “névoa” do topo do inalador ou dos cantos de sua boca, você deve começar novamente a partir da etapa 2.
Se seu médico lhe deu instruções diferentes de uso do inalador (por exemplo, se recomendou o uso de espaçadores), siga-as cuidadosamente. Informe seu médico sobre qualquer dificuldade.
Instruções para limpeza:
Deve-se limpar o inalador pelo menos uma vez por semana.
1. Remova a lata de metal para fora do dispositivo de plástico e retire a proteção do bocal.
2. Enxágüe o dispositivo de plástico e o protetor do bocal com água morna.
3. Deixe secar, evitando aquecimento excessivo.
4. Recoloque a lata e o protetor do bocal.

NÃO COLOQUE A LATA DE METAL NA ÁGUA.
Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. O tratamento com Flixotide® não deve ser interrompido abruptamente.
GDS 26 IPI 06 3 Modelo de Texto de Bula Flixotide
Reações adversas: informe seu médico do aparecimento de reações desagradáveis como dificuldade de respiração, rouquidão e candidíase (sapinho) na boca.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Ingestão concomitante com outras substâncias: informe seu médico de qualquer outro medicamento que você use antes do início ou durante o tratamento.
Contra-indicações e precauções: o uso de Flixotide® Spray é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.
Capacidade para dirigir e operar máquinas: atualmente, não existem dados disponíveis que sugiram que Flixotide® Spray influencie a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.