Indicações flixotide spray

FLIXOTIDE SPRAY com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLIXOTIDE SPRAY têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLIXOTIDE SPRAY devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



NA ASMA
O propionato de fluticasona exerce efeito antiinflamatório acentuado sobre os pulmões. Reduz os sintomas e as exacerbações da asma em pacientes previamente tratados com broncodilatadores isolados ou outra terapia profilática.
Casos de asma grave necessitam de avaliação médica constante, pois pode ocorrer óbito. Pacientes com asma grave apresentam sintomas constantes e exacerbações freqüentes, com capacidade física limitada e pico de fluxo expiratório inferior a 60% do calculado na fase basal, com variabilidade maior que 30%; geralmente não retornam totalmente à condição normal após o uso de broncodilatadores. Para estes pacientes é necessária a inalação de altas doses, ou o tratamento com corticosteróides orais. Uma piora súbita dos sintomas pode requerer o aumento da dosagem de corticosteróides, que devem ser administrados urgentemente, sob supervisão médica.
Adultos
No tratamento profilático de:
– Asma leve (valores de pico de fluxo expiratório (PFE) acima de 80% do previsto, com menos de 20% de variabilidade): pacientes que requerem medicação broncodilatadora para alívio sintomático da asma, de forma intermitente mais do que de forma ocasional.
– Asma moderada (valores de PFE entre 60% e 80% do previsto, com 20% a 30% de variabilidade): pacientes que requerem medicação regular para asma e pacientes com crises de asma instáveis ou que venham piorando com terapia profilática atualmente disponível ou com terapia broncodilatadora isolada.
– Asma grave (valores de PFE menores do que 60% do previsto e com mais de 30% de variabilidade): pacientes com asma crônica grave. Muitos pacientes dependentes de corticosteróides sistêmicos para o controle adequado dos sintomas podem suportar uma redução significativa, ou mesmo a exclusão, da terapia com corticosteróides orais, após a introdução do propionato de fluticasona por via inalatória.
Crianças
Crianças a partir de 1 ano de idade, que necessitem de medicação preventiva para a asma, incluindo-se os pacientes não controlados por medicação profilática atualmente disponível no mercado.
NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
Tratamento sintomático da DPOC
Os estudos clínicos têm demonstrado que o uso regular do propionato de fluticasona por via inalatória tem efeitos benéficos sobre a função pulmonar, reduzindo os sintomas da DPOC, a freqüência e a gravidade das exacerbações e a necessidade de terapia adicional com corticosteróides orais. Há também uma redução na taxa de declínio do estado de saúde do paciente.