Posologia de flixotide spray

FLIXOTIDE SPRAY com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLIXOTIDE SPRAY têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLIXOTIDE SPRAY devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Flixotide® Spray só deve ser usado por meio de inalação oral.
Os pacientes devem ser alertados sobre a natureza profilática da terapia com o propionato de fluticasona por inalação e de que o produto deve ser utilizado regularmente, mesmo quando eles estiverem assintomáticos.
A resposta ao tratamento pode ser observada quatro a sete dias após o início do tratamento, embora algum benefício possa ocorrer dentro das primeiras 24 horas em pacientes que nunca utilizaram esteróides inalatórios.
A dosagem do propionato de fluticasona deve ser ajustada de acordo com a resposta individual.
Os pacientes devem ser orientados a procurar o médico caso observem que o alívio proporcionado por broncodilatadores de curta ação se tornou menos efetivo ou que necessitam de um número maior de inalações do que o prescrito.
Recomenda-se que a dose prescrita seja administrada no mínimo em duas inalações.
Pacientes que apresentam dificuldade em coordenar o uso do inalador spray podem utilizar um espaçador com Flixotide® Spray.
NA ASMA
Adultos e adolescentes acima de 16 anos
100 a 1.000 mcg duas vezes ao dia
Os pacientes devem ser orientados a tomar uma dose inicial do propionato de fluticasona por inalação, a qual deve ser apropriada para a gravidade da doença.
Asma leve: 100 a 250 mcg duas vezes ao dia.
Asma moderada: 250 a 500 mcg duas vezes ao dia.
Asma grave: 500 a 1.000 mcg duas vezes ao dia.
A dose pode, então, ser ajustada até que se atinja o controle, ou reduzida à dose efetiva mínima, de acordo com a resposta individual.
Alternativamente, a dose inicial do propionato de fluticasona pode ser padronizada como a metade da dose total diária do dipropionato de beclometasona, ou o equivalente administrado por inalador dosimetrado.
Crianças acima de 4 anos
50 a 200 mcg duas vezes ao dia
Deve-se lembrar que somente Flixotide® Spray 50 mcg é adequado para a administração nessa dosagem.
Em muitas crianças, a asma é bem controlada com a utilização de 50 a 100 mcg duas vezes ao dia. Para aqueles pacientes em que a asma não está suficientemente controlada, pode-se alcançar um benefício adicional com o aumento da dose para até 200 mcg, duas vezes ao dia.
As crianças devem tomar uma dose inicial do propionato de fluticasona que seja apropriada para a gravidade da doença. No entanto, a dose pode ser ajustada até que se atinja o controle ou reduzida à dose mínima efetiva, de acordo com a resposta individual.
Essa apresentação do propionato de fluticasona pode não oferecer a dosagem pediátrica necessária. Nesses casos, deve-se considerar uma apresentação alternativa do propionato de fluticasona (por exemplo, o pó para inalação).
Crianças de 1 a 4 anos
O propionato de fluticasona inalado é benéfico no controle dos sintomas freqüentes e persistentes da asma em crianças nesta faixa etária.
Estudos clínicos envolvendo crianças de 1 a 4 anos demonstraram que o ótimo controle dos sintomas da asma é alcançado com 100 mcg duas vezes ao dia, administrados com o auxílio de um espaçador com máscara.
O diagnóstico e o tratamento da asma devem ser mantidos sob revisão regular.
NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
A dose recomendada para adultos é de 500 mcg, duas vezes ao dia.
Deve-se lembrar que somente Flixotide® Spray 250 mcg é adequado para a administração nessa dosagem.
Os pacientes devem estar cientes de que Flixotide® Spray deve ser utilizado diariamente a fim de que o benefício ótimo seja alcançado, o que ocorre, geralmente, dentro de três a seis meses. Caso não haja melhora após esse período, o paciente deve passar por uma nova avaliação médica.
PACIENTES ESPECIAIS
Não há necessidade de ajustar a dose em pacientes idosos ou nos que têm insuficiência hepática ou renal.