Resultados de eficácia flogene

FLOGENE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de FLOGENE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com FLOGENE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Um estudo clínico avaliou o tempo de latência e a atividade do efeito analgésico de uma dose única de β-ciclodextrina-piroxicam em uso oral versus diclofenaco sódico e cetoprofeno, ambos por via intramuscular (IM) em pacientes acometidos de dor aguda músculo-esqueléticae/ou articular de natureza reumática ou de origem traumática. Concluiu-se que o β-ciclodextrina- piroxicam pode ser empregado com ótimos resultados no tratamento das síndromes dolorosas agudas músculo-esqueléticas e/ou articulares e se revela em condições de figurar como alternativa válida à administração intramuscular de anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) de indiscutível eficácia comumente empregados como o diclofenaco e o cetoprofeno.
Estudo realizado com 30 pacientes de ambos os sexos acometidos por crises de cefaleia de forte intensidade há pelo menos 4 anos, avaliou o efeito antiálgico agudo do complexo β- ciclodextrina-piroxicam em comprimidos versus naproxeno sódico em comprimidos com dosagem elevada (550 mg). Foi possível concluir que houve maior eficácia antiálgica do tratamento com β-ciclodextrina-piroxicam, em relação ao naproxeno sódico em alta dosagem, na crise de cefaleia hemicraniana comum. Acrescenta-se também a vantagem na tolerância, que se traduz por uma menor incidência de efeitos gastrointestinais.
Um estudo avaliou a eficácia e tolerância do complexo β-ciclodextrina-piroxicam, administrado em comprimidos de 20 mg, uma vez ao dia, versus cetoprofeno em cápsulas de 50 mg na dose de 3 cápsulas/dia em pacientes nulíparas, de idade entre 16 a 35 anos, acometidas de dismenorréia primária grave. Em conclusão, o complexo β-ciclodextrina-piroxicam foi demonstrado ser um fármaco muito eficaz na terapia da dismenorréia primária e foi considerado também bem tolerado. Além disso, sua dosagem diária única ofereceu notável vantagem em assegurar a aderência dos pacientes ao tratamento.
Outro estudo avaliou a eficácia e tolerância do complexo β-ciclodextrina-piroxicam por via oral no tratamento de pacientes portadoras de dismenorréia primária versus naproxeno sódico. Os resultados evidenciaram que a β-ciclodextrina-piroxicam é significativamente mais eficaz, mais rápida e revela maior duração de ação do que o naproxeno sódico no alívio dos sintomas ligados à dismenorréia.
Estudo avaliou a ação analgésica e a tolerância do complexo β-ciclodextrina-piroxicam(comprimidos de 20 mg) no tratamento de odontologia pós-extração em 45 pacientes adultos submetidos a extração dentária. Pelos resultados do curso clínico de pacientes isolados, pode-se afirmar que a dor decresce sensível e significativamente, sempre e rapidamente, com o tratamento à base de β-ciclodextrina-piroxicam, e os melhores resultados foram obtidos nos pacientes cuja terapia se iniciou alguns dias antes da extração.
Foi avaliado em um estudo o tempo de surgimento e a intensidade do efeito analgésico de uma preparação para emprego por via oral de β-ciclodextrina-piroxicam, versus piroxicam administrado por via IM (frascos com 20 mg) em 56 pacientes apresentando uma sintomatologia álgica aguda consequente a intervenção por traumatismos ou intervenções cirúrgicas sobre o aparelho locomotor. No caso de administração aguda ou sub-aguda com finalidade prevalentemente analgésica, o complexo β-ciclodextrina-piroxicam sob forma oral se configura como importante alternativa ao piroxicam injetável por via IM.
Um estudo avaliou a atividade antiálgica do complexo β-ciclodextrina-piroxicam versus piroxicam em 40 pacientes com dor aguda decorrente de patologia flogística osteoarticular não traumática. Foi observada uma redução da dor evidente e a pontuação global da mesma se mostrou favorável ao complexo β-ciclodextrina-piroxicam em níveis significativos, demonstrando efeito analgésico total mais elevado nas primeiras 24 horas.
Um estudo foi realizado em 14 centros de pesquisa, por cerca de 1.500 médicos por todo o Brasil envolvendo 3.729 pacientes para avaliar a eficácia terapêutica e a tolerância do complexo β-ciclodextrina-piroxicam no tratamento de patologias ortopédicas e reumatológicas no esquema posológico de 1 cápsula de 20 mg/dia durante 7 dias. A avaliação global de eficácia clínica obteve em 93,1% dos casos resultados considerados como excelentes e bons (3.472 pacientes). A tolerabilidade global evidenciou resultados excelentes e bons em 93,7% dos casos (3.495 pacientes). Houve uma diminuição na intensidade da dor em valores estatisticamente significantes. Diante destes resultados conclui-se que o complexo β-ciclodextrina-piroxicam é eficaz e seguro como anti-inflamatório no tratamento das patologias traumáticas e reumatológicas.
Um estudo randomizado teve como objetivos investigar a relação farmacocinética- farmacodinâmica do piroxicam, determinar a dose ótima e avaliar o efeito da taxa de absorção aumentada no efeito analgésico do piroxicam na analgesia da osteoartrite e artrite reumatóide. 48 pacientes receberam uma dose única de β-ciclodextrina-piroxicam ou de piroxicam (10, 20 e 40 mg) e a concentração plasmática de piroxicam e o alívio da dor foram mensurados. β-ciclodextrina-piroxicam demonstrou vantagem com início de alívio da dor 1 hora mais cedo em relação ao piroxicam.
Tamburro, P. et al. Studio controllato sull’effetto analgésico acuto di piroxicam-beta-ciclodestrina nel dolore acuto músculo-scheletrico e/o articulare. II Reumatologo, anno X, n. 6, Nov-Dic, 1989. (Retirado do arquivo de Monografia do Produto).
Micieli, G. et al. Effetto antálgico Del complesso Beta-ciclodestrina-piroxicam nel tratamento dell’emicraniana comune. Giornale di Neuropsicofarmacologia, XI, 4:1989. (Retirado do arquivo de Monografia do Produto).
Gauldi, F. et al. Trattamento della dismenorrea primaria conil complesso β-ciclodestrina-piroxicam. Giornale It. di Ostetricia e Ginecologia, XI, 176-82, 1989.
Costa, S. et al. Prostaglandin synthetase inhibitor piroxicam Beta-cilcodextrin in the treatment of primary dysmenorrhea. Current therapeutic research, 42 (n. 1): 156, Jul, 1987.
Bruno, E. et al. II dolore post-estrattivo. Trattamento analgesico com Beta-Ciclodestrina-piroxicam. Dental Cadmos, 14:61-68, 1987.
Zezza, A.R. et al. Valutazione dell’effetto analgesico del complesso Beta-ciclodestrina-piroxicam per os nel trattamento del dolore traumatologico e post operatorio vs piroxicam inniettabile. Ortopedia e Traumatologia Oggi, VIII, 5:254-261, 1988.
Manzani, C.V. et al. Attivitá antalgica del complesso Beta-ciclodestrina-piroxicam in formulazione granulare nel trattamento sintomático del dolore osteoartitico. Archivo di Medicina Interna, Vol XLI, n. 4, Ott-Dic, 1989. Rodrigues, E. J. et al. Estudo multicêntrico do complexo β-ciclodextrina-piroxicam nas patologias traumáticas e reumatológicas. Avaliação da eficácia terapêutica e da tolerância da β-ciclodextrina-piroxicam. Pesquisa Clínica – RBM – Ver. Bras. Med – vol 52, n. 2 – Fevereiro de 1995.
Wang D. et al. Comparative population. Pharmacokinetic-Pharmacodynamic Analysis for Piroxicam-β-Cyclodextrinand Piroxicam.Journal of Clinical Pharmacology, 2000; 40:1257-1266. The American College of Clinical Pharmacology.